40 anos sem Elis Regina: documentário e show relembram a Pimentinha 19/01/2022 - 13:30

No dia exato em que se completam 40 anos da morte de Elis Regina, nesta quarta-feira, 19, o jornalista e historiador Rodrigo Faour disponibiliza o primeiro de dois programas em que artistas e produtores dão depoimentos sobre a cantora. O documentário se chama “A Polêmica Personalidade de Elis Regina”. O primeiro episódio vai ao ar hoje, e o segundo será lançado na próxima quarta-feira (26). É tudo pelo canal de Rodrigo Faour no YouTube. Faour é crítico musical, jornalista e produtor, e é autor de biografias como "Angela Maria, a Eterna Cantora do Brasil", "Dolores Duran, A Noite e as Canções de uma Mulher Fascinante", e também do livro "História Sexual da MPB", lançado em 2006, pioneiro estudo de música e comportamento lançado no Brasil.

E tem mais Elis: nesta quarta-feira (19), a cantora Illy interpreta "O Bêbado e a Equilibrista", "Fascinação" e outras faixas de seu álbum "Te Adorando pelo Avesso", gravado em homenagem à Pimentinha. O especial vai ao ar hoje, às 11 da noite, no Canal Bis.

Considerada a melhor cantora brasileira de todos os tempos por muitos críticos, e dona de uma personalidade arrebatadora, Elis Regina nasceu em Porto Alegre em 1945. Comparada a Billie Holiday e a Ella Fitzgerald, Elis foi a primeira grande artista a surgir nos festivais de música nos anos 60, e marcou época na TV, no rádio e na discografia fundamental brasileira. Tinha apurado senso estético e faro para avalizar compositores em busca de vozes que as projetassem. Elis Regina morreu na manhã de 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos.