5G muda relação de consumo e melhora processos industriais 13/02/2023 - 17:24

Giovanna Palaoro repórter, com produção e edição de Janiele Delquiqui

A tecnologia 5G pode promete trazer muitas mudanças para o nosso dia a dia. Entre as principais transformações estão as relações de consumo e o impacto na indústria e no mercado de trabalho. As possibilidades são inúmeras, desde mudar o mercado de trabalho com o surgimento de novas profissões e até a criação de novas realidades, como o metaverso, aquele universo virtual em que teremos avatares para trabalho e até consulta médica.

Para quem se interessa pelo setor, algumas opções já estão acessíveis. É o caso do especialista em redes sociais Fabiano Nichetti. Por um comando de voz, ele liga as luzes do apartamento onde mora em Curitiba - PR. Os interruptores estão todos conectados em rede pela Alexa, uma assistente virtual produzida pela Amazon. O equipamento vai além e permite até o gerenciamento da ração do Nolan, um yorkishire que é o mascote da casa. “A integração dos equipamentos precisou de alguns ajustes. Troquei todos os interruptores simples por interruptores inteligentes. Equipamentos como o ar-condicionado, televisão e o som, que tem controle remoto, investi em um controle universal. De resto foi tudo muito tranquilo e intuitivo para sincronizar. Bastou eu conectar o wi-fi de casa e todos os equipamentos foram pareando automaticamente com o aplicativo da Alexa. O que eu posso dizer é que hoje eu não vivo sem a Alexa, tenho tudo sincronizado, lâmpadas, piso aquecido, câmera, iluminação do aquário e até mesmo o alimentador automático do meu cachorro é programado com horários para dispensar a quantidade de ração exata para ele, conta Nichetti.

Essas ferramentas já estão acessíveis em todo o mundo há algum tempo, mas devem se tornar cada vez mais frequentes com a expansão do sinal 5G e com a oferta de novos produtos que devem chegar ao mercado. Segundo Leonardo Capdeville, vice-presidente de tecnologia da operadora Tim, a primeira a instalar a tecnologia em Curitiba, o 5G traz mais agilidade para a vida das pessoas. “Com o 5G temos visto velocidade de até 1.5 gigabits por segundo, isso é praticamente 20, 30 vezes mais rápido que a conexão 5G. É mais rápida até do que aquela que a gente tem na nossa casa, com a fibra ótica. Agora imagina ter essa velocidade em qualquer lugar da cidade. Qual é o tempo que a conexão leva, desde que você emite ela até que ela seja até o destino? E isso é fundamental para aplicação em indústrias, na telemedicina. Imagina que você está operando um carro remoto, uma máquina remota, fazendo um exame ou mesmo uma pequena cirurgia remotamente. Quando você dá o comando você precisa que ele chegue ao mesmo tempo. Imagine que no futuro tudo vai estar conectado”, explica.

Alguns setores já estão preparados para essas mudanças, outros estão em estudo sobre quais processos podem ser simplificados. É o que afirma Jorge Mondadori, o consultor em pesquisa, desenvolvimento e inovação do Senai. Segundo ele entres as principais vantagens estão o acesso a informações, a análise de dados e a economia. O que deve refletir no bolso do consumidor. “Esse cliente vai ver os benefícios muito mais rápido na agilidade da sua gestão. Informações em tempo real, acelerar as tomadas de decisão, reduzir custos, produzir com mais eficiência. Conforme a indústria como um todo, adere a esta solução, esta redução de custos, essa economia passa a ser transferida para o cliente final”.

Na indústria automobilística essa realidade pode chegar mais cedo, já que alguns modelos de carros de passeio tem tecnologia embarcada como o GPS e conexão de aparelho celular. O 5G pode trazer benefícios também para o processo produtivo, tanto no chamado chão de fábrica quanto na área administrativa, como ressalta Luiz Guilherme Malucelli, diretor de engenharia de manufatura da Volvo, “O 5G vem pra nos ajudar em dar um passo além do que a gente consegue com as tecnologias de hoje. Especialmente no que diz respeito a acessibilidade de dados e conectividade dos nossos equipamentos, processos e pessoas. Considerando que cada vez mais, qualificamos as nossas decisões com base em dados, é justamente aqui que nós vemos o maior potencial do 5G, já que ele permite um fluxo muito maior de dados sem a necessidade de uma infraestrutura muito grande. Além de tudo isso, ele já é compatível com os equipamentos que já temos disponíveis, o que nos permite economizar em investimentos adicionais”.

Quem já tem ferramentas tecnológicas integradas no dia a dia, como especialista em redes sociais Fabiano Nichetti, a expectativa é de que o 5G traga ainda mais agilidade. “Isso vai ajudar a controlar de uma forma muito mais rápida todos os dispositivos de forma remota, de qualquer lugar onde eu estiver”, comenta. 

E você, já tem planos para a chegada do 5G?