7ª edição do Curitiba Jazz Festival acontece em dezembro e traz vencedor do Grammy 28/11/2023 - 16:03

Se o jazz é a música do improviso, no último mês do ano há uma certeza: o Curitiba Jazz Festival promove o encontro com grandes nomes do gênero num cenário democrático, de forma gratuita, e com atrações diversas para toda a família. A 7ª edição do celebrado, aguardado e já tradicional evento cultural da capital paranaense tem o patrocínio da Sanepar e acontece nos dias 16 e 17 de dezembro na praça ao lado do Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, espaço de fácil acesso, seja de ônibus, de carro ou bicicleta. A cervejaria oficial desta edição é a Swamp Brewing.

O jazz latino-americano, com todas as suas influências e versatilidades, é o foco da edição 2023. Entre as atrações confirmadas (confira o line-up completo abaixo) estão o saxofonista e flautista espanhol Jorge Pardo, vencedor do Grammy 2020 com o álbum “Antidote”, ao lado do ícone do jazz fusion norte-americano Chick Korea; o Ensemble Palito Miranda, que sob a batuta de Victor S. Morel reúne alguns dos instrumentistas de jazz mais celebrados da cena paraguaia; o Betânia Hernández Quartet, da Venezuela, que com pitadas de jazz latino em sua música instrumental oferece um som único e universal; a Banda Ajiaco, de Cuba, que une irreverência e tradição num show dançante e explosivo; e o Pedro Afara Project, liderado pelo talentoso músico e compositor Pedro Afara, que entende a música como forma de empoderamento e expressão cultural.

“É uma imensa alegria e ao mesmo tempo um desafio estar à frente da 7ª edição do Curitiba Jazz Festival. Nesta edição vamos valorizar as raízes latinas do jazz, com a força e o improviso de músicos que compõem o cenário local e mundial”, diz Fredy Ferreira, um dos organizadores do evento. Como já é de praxe, atrações diversas para toda a família estão programadas. Há bazar de economia criativa com produtos locais diversos, uma grande feira de vinil que vale aquele garimpo cuidadoso, e espaço kids com equipamentos e atrações específicas. Tudo isso com segurança privada, com espaços cobertos, e num evento, vale reforçar, totalmente gratuito.

O tempero latino estará presente não só no line-up, mas também na gastronomia do Curitiba Jazz Festival. “Fizemos uma curadoria refinada da praça de alimentação, complementando essa degustação cultural”, explica Valdemir Krause, também organizador do CJF. A cozinha latina, com diversas opções, incluindo alimentos veganos, é o destaque. Estarão presentes Trolha (Beto Madalosso), Mezmiz (comida árabe, atual restaurante campeão do Prêmio Bom Gourmet), Quermesse, Brassilica Pizzeria, King Vegan, A Caiçara, Mister Churros e Jazz Burger.

Gratuito, acessível e ao ar livre
A sétima edição do Curitiba Jazz Festival marca também a mudança do local do evento, agora descentralizado, que já fez história em edições na Praça Nossa Senhora de Salete e na Praça Afonso Botelho (a Praça do Athletico). O Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, é um espaço conhecido e querido pela cena cultural curitibana, e sedia, há pelo menos 10 anos, a Bienal de Quadrinhos de Curitiba. Os grandes espaços abertos e vãos livres, a área gramada e o acesso facilitado (o terminal de ônibus do Portão fica em frente) são alguns dos atrativos. “Serão dois dias de muitas trocas entre o público e os músicos envolvidos. Temos uma equipe enorme de produção que têm trabalhado com muita dedicação e carinho para essa seja a melhor edição da história do Curitiba Jazz Festival”, completa Fredy Ferreira.

Confira o line-up completo:

SÁBADO- 16/12
12H- 13H- Mulheres no Choro