AGENDA CULTURAL - 07/03 07/03/2022 - 11:00

De segunda a sexta-feira, Patricia Armentano traz dicas culturais pra você aproveitar o que de melhor Curitiba e Região Metropolitana oferecem.

Confira as atrações desta segunda-feira (7):

Que tal começar a semana com arte, cultura e entretenimento hein? Vem coisa boa por aí. Anote as nossas dicas:

• Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta terça-feira (8), o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece ao longo deste mês, várias atividades desenvolvidas por mulheres artistas que têm obras no acervo da instituição. São mediações em texto, videoconferência e oficinas artísticas. A programação começa nesta segunda-feira (7), com uma série de publicações nas redes sociais do MON, que trarão mediações em texto sobre obras de artistas mulheres. Na terça (8), haverá uma videoconferência gratuita com a artista visual, pesquisadora e professora Lilian Gassen, às 19h, pela plataforma via Zoom. Com o título “Campo Artístico, uma Arena de Disputas”, a conversa vai abordar a inserção de artistas mulheres no sistema da arte no Estado do Paraná. Mais informações no site do MON.

• Uma mostra de dança reúne grupos de artistas com e sem deficiência e ressignifica o movimento. É a 4ª Edição do Encontro Para-Dançar, que começa nesta quarta-feira (9) e segue até domingo (13) em teatros, espaços culturais, praças e pontos turísticos de Ponta Grossa, Paranaguá e Curitiba. A edição é realizada pela Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra. Serão 27 artistas num evento de intensa troca em torno da dança contemporânea. Além das apresentações, o Encontro Para-Dançar traz uma série de eventos paralelos. Um deles será a estreia nacional da vídeo-narrativa dançada “Firmamento”, do coletivo Nó movimento em rede, aqui de Curitiba. Esta atração será apresentada no domingo (13), às 14h, no Cine Passeio. Programe-se!

• As regionais administrativas Matriz e CIC, aqui na capital oferecem, a partir desta segunda-feira (7), aulas presenciais de musicalização e canto coral para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos do projeto MusicaR. As aulas presenciais vão ocorrer de forma descentralizada nas dez Administrações Regionais em que Curitiba está dividida. Na CIC, as aulas são ofertadas no novo Teatro da Vila - Nossa Senhora da Luz, enquanto na Matriz elas serão dadas no Conservatório de MPB (de manhã) e no Solar da Cultura (à tarde), ambos no São Francisco. As inscrições estão abertas. Em todas as regionais, as aulas serão dadas duas vezes por semana em turmas de 8 a 12 alunos. Taí a oportunidade de educação musical para a garotada curitibana.

Aproveite as boas atrações. Excelente semana pra você.