AGENDA CULTURAL - 08/03 08/03/2022 - 10:50

De segunda a sexta-feira, Patricia Armentano traz dicas culturais pra você aproveitar o que de melhor Curitiba e Região Metropolitana oferecem.

Confira as atrações desta terça-feira (8):

 

  • O mês que marca o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira, oferece diversas atividades que evidenciam a presença feminina nas artes e na Cultura do Paraná. Dentre as atrações, está uma programação especial do Teatro Guaíra, nesta terça, aberta a todos, com entrada franca. O público poderá conferir trechos de espetáculos da Escola de Dança, do Balé Teatro Guaíra, a partir das 16h, e da Orquestra Sinfônica do Paraná, logo na sequência, com um trio de músicos tocando canções clássicas. A programação é apresentada em um palco montado do lado de fora do teatro. Já na lateral do espaço cultural, na Rua Amintas de Barros, haverá uma exposição de figurinos de personagens femininas marcantes. Para fechar a noite, haverá uma projeção de vídeos em homenagem às mulheres e espetáculos produzidos durante a pandemia. O Museu Oscar Niemeyer oferece, também nesta terça-feira, às 19h, videoconferência gratuita com a artista Lilian Gassen, com o título “Campo Artístico, uma Arena de Disputas”, abordando a inserção de artistas mulheres no sistema da arte no Estado. 

 

  • O filme "O Legado do Pirata Zulmiro" estreia nesta quarta-feira (9) na Cinemateca de Curitiba. A produção, que será exibida em três sessões com entrada franca, trata de uma das figuras lendárias da cidade: Zulmiro, um pirata irlandês que teria vivido em Curitiba e escondido um valioso tesouro. Produzido no formato de documentário, o filme é em grande parte baseado no livro "A Verdadeira Ilha do Tesouro: As Crônicas do Pirata Zulmiro", escrito em 2019 por Marcos Juliano Ofenbock, que passou 15 anos pesquisando a vida do pirata, reunindo uma extensa quantidade de documentos que comprovariam a existência do personagem. Ficou curioso, coloca aí na sua agenda. As exibições serão em 3 horários - às 19h, 20h e 21h. A Cinemateca de Curitiba fica na rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 - São Francisco. O ingresso é de graça, por ordem de chegada

 

  • Vale a pena conferir também a mostra de dança que reúne grupos de artistas com e sem deficiência. É a 4ª Edição do Encontro Para-Dançar, que começa nesta quarta-feira (9) e segue até domingo (13) em teatros, espaços culturais, praças e pontos turísticos de Ponta Grossa, Paranaguá e Curitiba. A edição é realizada pela Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra. Serão 27 artistas num evento de intensa troca em torno da dança contemporânea. Além das apresentações, o Encontro Para-Dançar traz uma série de eventos paralelos. Um deles é a estreia nacional da vídeo-narrativa dançada “Firmamento”, do coletivo Nó Movimento em Rede, aqui de Curitiba. Esta atração será apresentada no domingo, às 14h, no Cine Passeio. Programe-se!