AGENDA CULTURAL - 16/03 16/03/2022 - 11:30

De segunda a sexta-feira, Patricia Armentano traz dicas culturais pra você aproveitar o que de melhor Curitiba e Região Metropolitana oferecem. Vamos às atrações desta quarta-feira (16).

 

  • O Brasil possui a maior comunidade japonesa fora do Japão e muitas das obras criadas no país asiático são bastante populares por aqui. A força da cultura nipônica pode ser conferida em uma coleção com 792 exemplares de mangás, história em quadrinhos desenhada no estilo japonês disponível na Biblioteca Pública do Paraná. Entre as obras que o público pode encontrar estão clássicos do gênero, como “Naruto”, "Akira" ou "Ghost in the Shell”, e obras celebradas mesmo entre aqueles que não são entusiastas do formato.

 

  • Acontecerá nesta quinta-feira (17) às 19 hrs no Museu Paranaense (MUPA), a Palestra demonstrativa “Vegetal que vira música: a caxeta e os instrumentos caiçaras”. Que será ministrada pelo luthier e mestre da cultura caiçara Aorelio Domingues, ele compartilhará com o público do Museu Paranaense, conhecimentos tradicionais vinculados à madeira caxeta, uma espécie nativa da Mata Atlântica. A caxeta está conectada à musicalidade caiçara, além de ser a principal matéria-prima de instrumentos musicais e de tamancos utilizados no fandango – música e dança típicas da cultura predominante das regiões litorâneas do Sul e Sudeste do Brasil e patrimônio imaterial brasileiro. Entrada franca! Sem necessidade de inscrição.

 

  • O Museu de Fotografia de Curitiba, Solar do Barão, abre mais um evento com o nome “Natureza”, a instalação da autora paranaense Mariana Canet apresenta uma variada coleção de fotos do meio ambiente brasileiro, com a exposição feita e costuradas em sacas de café. A mostra ocupa todas as três salas do espaço cultural e fica em cartaz até 29 de maio. A entrada é gratuita.