AGENDA CULTURAL - com Patricia Armentano 17/02/2022 - 12:24

De segunda a sexta-feira, Patricia Armentano traz dicas culturais pra você aproveitar o que de melhor Curitiba e Região Metropolitana oferecem.

 

Confira as atrações desta quinta-feira (17):

 

  • Após temporadas em São Paulo, em Salvador e no Rio de Janeiro, o espetáculo “A Cor Púrpura” estreia em Curitiba. A atração, que reflete sobre racismo e machismo, recebeu 75 premiações no Brasil na primeira temporada, realizada antes da pandemia. A obra é baseada no livro, de mesmo nome, e se passa primeira metade do século XX na zona rual dos Estados Unidos. Os conflitos abordam diferenças econômicas e sociais, em meio a relações humanas de amor, poder e ódio. Quem dá vida à protagonista é a atriz Letícia Soares. As apresentações ocorrem nos dias 11 e 12 de março, às 21h, e no dia 13, às 18h, no Guairão. Os ingressos estão disponíveis no site Ticket Fácil.

 

  • Até o fim deste mês, a Gibiteca de Curitiba recebe artistas para palestras, lançamento de livro e abertura de uma nova exposição. Nesta sexta-feira (18), às 19h, Alexandre Filiage ministra a palestra Muros na Mata Atlântica. O artista apresenta a sua trajetória de muralista ilustrador e fala da experiência de morar na Espanha e trabalhar com arte comercial. A palestra de Filiage também aborda a importância da preservação do patrimônio público e de como a arte em muros e paredes tem o poder de transformar o seu entorno. Neste sábado (19), às 15h, é realizado o lançamento da HQ “A história contada de baixo”, com uma palestra na sala de cursos e apresentação musical na área externa. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3321-3250.

 

  • O Museu Oscar Niemeyer abriu nesta semana a exposição “Da Vinci Experience e suas invenções”, que celebra os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (1452-1519). Como parte das comemorações, ela chega a Curitiba para apresentar a trajetória de uma das mentes mais brilhantes da história, de forma interativa e inovadora. A mostra pode ser vista nas salas 3 e 6 do MON, até 8 de maio. A exposição interativa, que já foi exibida na Itália, Peru, Chile, Colômbia, e no Brasil, em São Paulo traz projeções de obras do artista em realidade virtual e maquetes de invenções, com reproduções artesanais, de máquinas pensadas e desenvolvidas pelo artista, como o paraquedas, o volante e a asa-delta. Museu Oscar Niemeyer fica na rua Rua Mal. Hermes, 999.