AGENDA CULTURAL - com Patricia Armentano 09/02/2022 - 12:38

De segunda a sexta-feira, Patricia Armentano traz dicas culturais pra você aproveitar o que de melhor Curitiba e Região Metropolitana oferecem.

Confira as atrações desta quarta-feira (09):

• A Cinemateca de Curitiba promove evento em homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, o espaço exibe documentários e longas-metragens relacionados ao tema. Basta retirar os ingressos, de graça, na bilheteria do local. A Semana de 22 aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo. O evento marcou o início do modernismo no Brasil e foi referência cultural do século XX. A poesia, a música e as artes plásticas ganharam novos conceitos. Participaram da semana artistas consagrados como: Anita Malfatti, Mário de Andrade, Heitor Villa-Lobos, entre outros. E para você ter uma noção do que estará em cartaz: “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “Macunaíma” e “O Capeta Carybé” serão alguns dos títulos exibidos. A Cinemateca de Curitiba fica na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, número 1174, no São Francisco. Entrada franca.

• Uma boa notícia para os apreciadores da arte digital: uma das exposições do Museu do Portão Cultural teve sua data de término prorrogada. A exposição “Natura in Data”, de autoria da artista carioca Arícia Machado, fica em cartaz até este domingo (13). Arícia tem duas exposições no Portão Cultural, além de Natura in Data. Ambas tratam de temas similares, relacionados à tecnologia e o ser humano, com experimentação em arte digital. Neste sábado (12), às 11h, a artista fará uma roda de conversa com o público e participação do curador do projeto. No final, haverá uma visita guiada às instalações. O Portão Cultural fica na Avenida República Argentina, 3.432 – Portão. O espaço abre de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

• O Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes e consagrados do país na distinção de escritores inéditos, está com as inscrições abertas até esta sexta-feira (11). Podem concorrer autores não publicados nas categorias Romance e Conto. O Prêmio avalia trabalhos com qualidade literária para edição e circulação nacional. Os interessados devem acessar o site da premiação para concluir o processo de inscrição, que é de graça e on-line. Os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, parceira do Sesc no projeto, com tiragem inicial de 2.500 exemplares. O anúncio dos vencedores será feito em maio.