Agência do Trabalhador da Cultura abre vagas para o Festival de Curitiba 27/02/2023 - 14:18

O Festival de Teatro de Curitiba firmou pelo segundo ano consecutivo parceria com a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC) para o recrutamento de profissionais com interesse em trabalhar na 31ª edição do festival, que inicia no dia 27 de março. Os interessados podem se inscrever até 9 de março. As primeiras vagas são para pintores, eletricistas, marceneiros, carregadores, técnicos em alturas, montadores de móveis, montadores de estrutura e trabalhadores e trabalhadoras do teatro em geral. Segundo Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba, este é o evento que mais movimenta a economia criativa de Curitiba e região no primeiro semestre do ano. São centenas de postos de trabalhos gerados nas mais diversas áreas, que partem desde o setor de maquinistas, figurinistas, produtores, até comunicadores e artistas. “No ano passado a Agência do Trabalhador da Cultura foi fundamental para a contratação de colaboradores na produção. Queremos fortalecer essa ponte para a 31ª edição. Por meio da ATC conseguimos pluralizar os perfis de trabalhadores do Festival, reforçando postos para pessoas PNE, trans, entre outras individualidades, que nos ajudam a fazer um verdadeiro Festival para Todos”, afirma Fabíula. 

Interessados e interessadas em concorrer às vagas devem entrar no link https://bit.ly/cadastrofestivaldeteatro, anexar o currículo geral ou artístico; link de fotos de trabalhos anteriores e preencher uma ficha cadastral.

No ano passado, a ATC selecionou mais de 100 profissionais para trabalharem no Festival de Curitiba nas mais variadas funções. A expectativa é que este ano o número de trabalhadores e trabalhadoras recrutados pela agência seja ainda maior. “A Agência tem o papel de facilitar esse encontro entre quem busca uma vaga de trabalho, seja temporário ou não, e empresas e eventos que precisam de mão de obra qualificada. Nesse sentido, chegou a oportunidade para aqueles que sonham em trabalhar em um dos maiores festivais de artes do país”, diz Raphael Dotto, gestor da ATC. 

Oficina de qualificação
Devido a especificidade da função e da importância dada à segurança no trabalho, o Festival e a Agência do Trabalhador da Cultura irão promover aos pré-selecionados uma oficina de capacitação para maquinistas com o técnico Aorelio Domingues. Com isso, os participantes serão selecionados conforme as aptidões. Como resultado da oficina, eles receberão uma carta de recomendação para registro profissional de maquinaria no Sated-PR.

A oficina, que terá carga horária de 8 horas, abordará temas como segurança no trabalho, montagem de linóleo, montagem de caixa preta, reconhecimento da caixa cênica, manipulação de varas e contrarregragem. Em breve, será divulgada a data e o local da oficina. 

Sobre a ATC
Criada em novembro de 2021, a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC) é o primeiro posto avançado da Agência do Trabalhador voltado exclusivamente à cultura. Além de promover a intermediação de vagas, a ATC oferece oportunidades de qualificação e uma linha de microcrédito em parceria com a Fomento Paraná. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR).

SERVIÇO
Agência do Trabalhador da Cultura
Rua Saldanha Marinho, 240, Centro, Curitiba, Paraná
Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 17h.
Telefone/Whatsapp: (41) 3321-4743
agenciacultura@secc.pr.gov.br
www.agenciadotrabalhadordacultura.pr.gov.br