Agepar abre consulta pública para a população opinar sobre itens que compõem a tarifa da Sanepar 01/07/2022 - 08:30

Realizada a cada quatro anos, a revisão tarifária periódica é um mecanismo de participação social que permite à população opinar sobre as metodologias de composição da tarifa da Sanepar.

 

Neste momento, a consulta aborda quatro temas: perdas de água, matriz de risco, fator x e fator q. Com as contribuições da população sobre perdas de água, o que se pretende é criar incentivos para que a Sanepar adote mecanismos para evitar o desperdício de água com vazamentos durante a distribuição. Já a matriz de risco diz respeito à definição prévia de situações que podem levar a situações de reequilíbrio tarifário, como catástrofes ou necessidades de novos investimentos. O fator x é um cálculo que determina se a Sanepar tem acesso a benefícios relacionados a sua produtividade. E o fator q, que é uma novidade desta revisão tarifária, prevê inserir na tarifa uma valoração correspondente à qualidade do serviço prestado pela Sanepar aos usuários.

 

O chefe da coordenadoria de energia e saneamento da Agepar, Christian Luiz da Silva, explica que os demais temas da revisão tarifária vão levados para consulta pública em outro momento. A consulta pública fica aberta até 30 de julho. Qualquer pessoa pode contribuir com sugestões e críticas, basta informar nome e dados pessoais. Para participar basta acessar o link que está no site da Agepar.