Artista curitibana Adriane Pasa realiza exposição "Golden Dreamland" 26/10/2023 - 10:24

A artista visual Adriane Pasa apresenta "Golden Dreamland", uma série de 13 obras que desvendam a complexa teia da experiência migratória, identidade e despertar pessoal, por meio da técnica da monotipia sobre papel, com detalhes em folha de ouro. A abertura da exposição é realizada nesta sexta-feira (27), às 18h30, no Café Degusto, em Curitiba.

 

Com curadoria de Mara Coelho e entrada gratuita, a exposição ficará aberta ao público até 18 de janeiro de 2024. É a oportunidade de conferir uma série de gravuras da artista, que retorna a Curitiba depois de sete anos vivendo no Canadá. 

 

"Golden Dreamland" é um testemunho artístico da trajetória singular de Adriane Pasa. O encerramento de uma experiência migratória foi o despertar de um sono difícil, de onde emergiu a série dessa exposição. A travessia entre inúmeros pontos, norte e sul, Pacífico e Atlântico, interior e material, medo e coragem, colorido e pálido, pessoal e coletivo, eclodiu em imagens oníricas tão inquietantes quanto pacificadoras. 

 

Composições que nascem de uma trajetória permeada de interrogações, busca por identidade e despertar. As obras, monotipias com muitas camadas pictóricas, oferecem imagens que evocam mapas mentais e marcas do tempo, além de explorar a relação entre corpo e psique. São verdadeiros convites a desvendar os significados ocultos nas peças que levaram sete meses para serem produzidas, iniciando em Vancouver, passando por Toronto e finalizando em Curitiba.

 

A série revela a jornada da artista, que, após muitos anos, retoma sua expressão poética em sua cidade natal. As “monotipias-pinturas”, com suas camadas ricas e detalhes em folha de ouro, emergem como um renascimento artístico, convidando-nos não apenas a explorar sua identidade migratória, mas também a mergulhar nas profundezas da experiência poética que elas representam.

 

Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Adriane Pasa traz uma visão cativante e emocional à vida através de suas obras. Mapas, marcas de café, detalhes em folha de ouro, imagens que remetem aos testes psicológicos de Rorschach, sonhos e títulos intrigantes, são algumas das informações poéticas e visuais que compõem a série "Golden Dreamland".

 

Essa é uma oportunidade de testemunhar a transformação de uma artista que retoma sua expressão poética em sua cidade natal, proporcionando uma experiência visual única que ressoa com qualquer pessoa que já tenha buscado seu próprio "Golden Dreamland".


Sobre a artista

Adriane Pasa é uma artista visual formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, que morou sete anos em Vancouver, Canadá, e está de volta ao Brasil há seis meses. Sua obra explora a interseção entre arte, identidade e experiência migratória, proporcionando uma perspectiva única sobre a complexidade do ser humano e sua jornada através das fronteiras geográficas e emocionais.

 

Sobre o espaço

O Degusto Café surgiu em 2012 em Curitiba e uma de suas propostas é fomentar artistas visuais independentes, abrindo seu espaço para exposições de arte e discussões culturais. O espaço abre de segunda a sábado, das 9h às 21h, e domingos, das 15h às 20h30, e está localizado na Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1148.

 

Serviço:

Exposição Golden Dreamland - Adriane Pasa

Abertura: 27 de outubro, sexta-feira, às 18h30

Local: Café Degusto - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1148