Artista curitibana Gio Soifer inaugura exposição individual 06/07/2023 - 06:27

A exposição “Em queda encontro chão” investiga os processos psicossomáticos do corpo em fotografias, videoperformance, objetos e instalações. “É sobre compartilhar um processo em que estou mergulhada desde 2019”, revela a artista visual Gio Soifer, que reúne obras inéditas em sua primeira individual na Galeria Ponto de Fuga. A abertura será realizada no dia 12 de julho, às 19h, e ficará aberta ao público até 12 de agosto.

 

Com curadoria de Anelise Valls, a exposição combina fotografias, videoperformance, objetos e instalações que derivam de uma permanente pesquisa da artista curitibana, sobre corpo, movimento e, mais recentemente, suas próprias psicossomatizações. Nesse sentido, Em queda encontro chão é o aprofundamento de uma investigação cada vez mais terapêutica.

 

Isso porque, em 2020, a artista foi diagnosticada com uma disfunção neurológica que produziu um quadro crônico de vertigens. A partir daí, seu processo toma de vez a experiência do corpo em movimento e se lança sobre os estudos somáticos, em que as consequências do trauma e a necessidade vital de materialização se subscrevem. “Sinto que no desespero da busca por estabilidade, descobri como habitar a instabilidade”, define a artista.

 

Sobre a artista

Gio Soifer é artista visual, idealizadora e coordenadora da Residência Artística Encosta, integrante do Coletivo Brutas e é representada pela Galeria Ponto de Fuga. Desde 2013, sua produção reúne trabalhos em fotografia, vídeo, instalação e performance. A partir de práticas de itinerância, sua  pesquisa trata do que a artista denomina "poéticas do estar vivo", considerando o encontro com o outro como dispositivos para pensar o corpo e a palavra.