Assembleia do Paraná cria Comissão de Igualdade Racial 02/03/2023 - 09:54

A Assembleia Legislativa do Paraná instalou, nessa quarta-feira (01), a primeira Comissão de Igualdade Racial no parlamento do estado. A medida também é inédita entre as Assembleias de todo o país. A formalização foi realizada no Dia Mundial de Zero Discriminação, celebrado em primeiro de março.

 

Além das 26 já existentes, a nova comissão foi criada por um projeto de resolução da Comissão Executiva autorizando, ainda, a instalação das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a de Minas, Energia e Água.

 

Uma das primeiras ações previstas pela Comissão é a realização de um levantamento sobre a quantidade de pessoas negras, indígenas e ciganas que ocupam cargos na administração pública paranaense. De acordo com dados da casa legislativa, dos 54 deputados estaduais que formam a Assembleia, apenas três se autodeclaram negros. Todos eles integram a comissão: Renato Freitas, do PT, Deputado Do Carmo (União) e Soldado Adriano José (PP). Também fazem parte do colegiado os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Cloara Pinheiro (PSD), Delegado Jacovós (PL) e Samuel Dantas (Pros).