Atores com síndrome de Down abrem o Festival de Curitiba com montagem de Hamlet no Guairão 09/02/2023 - 14:28

O Festival de Curitiba, tradicional mostra de teatro que neste ano acontece de 27 de março a 9 de abril, divulgou sua programação. Serão mais de 350 atrações em 70 espaços de Curitiba e região metropolitana.

A abertura será histórica: uma montagem de "Hamlet", de William Shakespeare, encenada, no Guairão, por atores com síndrome de Down, do Teatro La Plaza, do Peru. O mesmo palco vai receber o trabalho mais recente da atriz Vera Holtz, intitulado "Ficções", inspirado no livro "Sapiens", do historiador Yuval Noah Harari. Já Eliane Giardini e Marcos Caruso se apresentam com "Intimidade Indecente", sucesso de bilheteria no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Também serão encenados "Gaslight — Uma Relação Tóxica", último trabalho de Jô Soares, "O Bem Amado Musicado", com letras e músicas de Zeca Baleiro e Newton Moreno, e o Grupo Corpo trará duas coreografias para o festival, "Breu e Primavera".

Já o Guairinha, recebe o espetáculo "O Tempo e a Sala", com a atriz Simone Spoladore, e "A Invenção do Nordeste", que problematiza a temática da identidade nacional. No Teatro da Reitoria, estará em cartaz "c h ãO", da dupla Marcela Levy e Lucía Russo, e "Cárcere ou Porque As Mulheres Viram Búfalos", da Companhia de Teatro de Heliópolis, que promove uma reflexão sobre o encarceramento em massa da população negra brasileira.

Já o Teatro Zé Maria recebe "Stabat Mater", de Janaína Leite, que transita entre múltiplas linguagens para desconstruir a ideia patriarcal de feminilidade. No mesmo palco, estreia "Adoráveis Transgressões", cabaré selvático a partir da obra de Copi e Leonarda Glück. "Brenda Lee e o Palácio das Princesas" segue a temática LGBTQIA+, contando a história do "anjo da guarda das travestis".

“Teremos vários espetáculos premiados, aclamados pela crítica e de diferentes gêneros. Com certeza será uma grande festa do teatro brasileiro”, explica Daniela Zaha, diretora de comunicação do Festival de Curitiba.