Balneabilidade nas praias paranaenses chega a 85% 05/02/2024 - 10:11

O sétimo boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT), apontou que, apesar das fortes chuvas, houve melhora nas condições para banho nas praias e rios do Paraná. Dos 66 locais monitorados, 56 foram considerados próprios, o que representa 85% do total, um aumento de 3 pontos percentuais em relação à amostragem da semana passada.

 

A principal evolução se deu no Litoral, que passou de 39 para 42 pontos recomendados, com a inclusão da bandeira azul no trecho em frente à Avenida Principal do balneário Olho d’Água, em Pontal do Paraná; à esquerda das pedras na praia de Caieiras; e na Rua Guairacá, na Barra do Saí, ambos em Guaratuba. Além das localidades que já foram divulgadas como não recomendadas aos banhistas, as demais que aparecem como impróprias na região são concentradas na foz dos rios que cortam o Litoral e que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas. O IAT, inclusive, nem faz a medição desses pontos.

 

Nas prainhas de água doce do Interior, dos 17 pontos avaliados, 14 foram considerados adequados. Houve também o acréscimo de um ponto com bandeira vermelha em Santa Helena. Os outros dois locais indicados como impróprios estão concentrados em São Miguel do Iguaçu, na praia artificial do Lago de Itaipu.

 

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados semanalmente pelo IAT, durante a temporada de verão, quando há maior fluxo de banhistas nos locais monitorados.