“Bença”, novo single da Mulamba, com participação de Luedji Luna, traz leveza como forma de resistência 28/04/2022 - 16:44

Beto Pacheco

 

A banda Mulamba, formada em Curitiba e atualmente radicada em São Paulo, lançou na madrugada desta quinta-feira (28) o primeiro single do seu novo álbum de inéditas (este ainda sem data para lançamento). Intitulada “Bença”, a música tem autoria de Amanda Pacífico, uma das vocalistas do grupo, e conta com a participação da baiana Luedji Luna - indicada ao Grammy Latino em 2021. Integram o grupo ainda Cacau de Sá, Érica Silva, Fer Koppe, Naíra Debértolis e Caro Pisco.

Amanda fala sobre a sua composição, que retrata a mudança de ares em relação aos temas e texturas empregados neste novo trabalho, que busca a leveza. “Há anos eu tinha escrito ‘Bença’, que estava guardada na gaveta esperando por esse novo disco, esse novo momento. O olhar de um menino vendendo bala no sinal, sozinho com sua irmã, sem a proteção de sua mãe por perto, me paralisou e veio toda essa canção. Seu semblante estampava a esperança e ao mesmo tempo a dura realidade da infância perdida em meio aos carros, na luta contra a fome”, explica a autora.

Essa mudança soa natural, afinal, é mais ou menos o alento que se espera, a esperança que se pretende agarrar após anos difíceis em virtude da pandemia e outras explícitas sevícias. Conhecida por sua postura combativa, com letras e muito claras no enfrentamento de mazelas, preconceitos e injustiças, as integrantes da banda escolheram, neste momento, inspirar com outras ferramentas. Cravos em vez de armas. 

“Em ‘Bença’, O grito dá lugar às sutilezas. Continuamos falando de nossas inquietações, mas também da importância do respiro, do afeto e do intangível” revela Amanda, que ainda se rasga em elogios à convidada especial para a gravação da canção: “Já era um desejo antigo essa parceria com a Luedji. Foi um presente, trouxe a força que a música merece e transformou a benção em uma oração”.

Com produção musical de Érica Silva e Leo Gumiero, “Bença” é uma canção delicada, que por trás de sua camada trata de temas, sim, sensíveis: a pobreza e a fome. Em suma, lá está a essência. 

Uma chance para o público curitibano (re)conhecer um grupo repleto de talento que tem cada vez mais ganhado espaço Brasil afora. Afinal, como querer ouvir alguém da terrinha que tenha um grande público se não se fizer um esforço para, justamente, ser parte integrante desta base de apoio? 

E a banda formada em Curitiba conseguiu romper a superfície desse mar de criadores - cuja tecnologia, streaming e novos processos deram voz, mas também aumentaram o joio em relação ao trigo. O início se deu quando divulgou, em 2016, o vídeo de P.U.T.A, atualmente com mais de 4,8 milhões de visualizações no YouTube da banda - que já tem 117 mil inscritos. Hoje, são quase 50 mil ouvintes mensais no Spotify e três de suas composições já ultrapassaram a marca de um milhão de plays: Interestelar (2,1 milhões); Mulamba (1,8 milhão); e P.U.T.A (1,2 milhão).

"Bença", com Mulamba e Luedji Luna, você escuta na programação da Rádio Educativa.