Brasis No Paiol de outubro apresenta show de Jairo Pereira com participação De Wes Ventura 09/10/2023 - 15:54

Jairo Pereira vem a Curitiba como atração de outubro do projeto Brasis no Paiol. O artista paulista traz um repertório para dançar, divertir, refletir e emocionar. O show conta com a participação especial de Wes Ventura. A apresentação será no dia 19 de outubro, quinta-feira, às 20h. Os ingressos serão vendidos pela plataforma Uniticket.

Em Curitiba, Jairo traz o show "Monocromático", baseado em seu terceiro álbum solo, de mesmo nome, lançado em 2022. Quem for ao Teatro do Paiol poderá conferir suas influências como a soul music, samba e rap, em composições que destacam as afetividades, os embates sociais e raciais, tendo na ancestralidade afro-brasileira suas raízes fortes. Também faz parte do repertório o spoken word - letras declamadas, que caracteriza a trajetória poética de Jairo.

A noite contará com Wes Ventura, cantor, compositor e instrumentista natural de Barretos (SP), radicado em Curitiba há oito anos. Traz uma levada percussiva marcante desenvolvida com base em suas raízes, nomeada por ele "afro caipira contemporâneo". Atualmente está produzindo o seu primeiro álbum, "Na Madruga Sem Pressa".

Trajetória
Na carreira musical desde 1994, Jairo Pereira é um dos fundadores e vocalistas da banda Aláfia. Em 2015, seu trabalho musical solo nasceu de suas múltiplas vivências artísticas. Depois do hiato criado pela pandemia, Jairo lançou em agosto de 2022 o álbum-visual Monocromático, resultado dos tempos de isolamento e suas intensas reflexões. O álbum faz um retorno às suas raízes musicais, através do rap, como espaço para o expressar os afetos. Em tons da paleta da cor da sua pele, que sente o racismo, medo e opressão, Jairo transforma tudo em música, poesia e antídoto para os dias de hoje, com letras que falam também de amor e esperança. Seu primeiro álbum, “MutuM”, foi lançado em 2017. O segundo, “Venha Ver o Sol”, em 2019.

Em suas palavras, o “artivismo” de Jairo Pereira “segue na linha dos Griôs, fluindo na oralidade que acompanha cada verso, cada melodia das poesias tocadas. Vocifera contra o racismo cantando nossas belezas, tristezas e contradições, declamando caminhos de amor e cura, levando pro palco batalhas e bandeiras”. Com toda sua bagagem, energia e versatilidade, Jairo apresenta um show provocador, eletrizante e transformador, sempre interagindo de maneira próxima com o público.

Confira a agenda com os próximos shows do Brasis no Paiol 2023:

09 de novembro: Siamese (PR)
14 de dezembro: Katú Mirim (SP)

Projeto Brasis
O projeto Brasis no Paiol teve início em 2012, propondo um calendário de shows com artistas musicais de diferentes estilos e regiões do Brasil - incluindo nomes do Paraná, que encontraram na iniciativa um espaço para lançamentos de trabalhos, projetos especiais ou até mesmo a estreia em palcos curitibanos. Ao longo dos anos, o Brasis se consolidou no calendário cultural da cidade, promovendo formação de público e criando conexões artísticas e geográficas. São 78 shows presenciais e outros 60 online (realizados durantes o período de isolamento), totalizando 138 apresentações acompanhadas por dezenas de milhares de pessoas. As performances transmitidas online podem ser assistidas em https://www.youtube.com/projetobrasis.
O projeto é uma iniciativa da produtora Bina Zanette (Santa Produção) e Heitor Humberto (Fineza Comunicação e Cultura).

Brasis no Paiol 2023
Em 2023, o Brasis é realizado com o Projeto de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Conta com o patrocínio da Celepar, Cibraco e Shopping Pátio Batel, além do apoio da Effex - Tecnologia e Criação, Stayflow, A Caiçara e Na Casa Delas.

Brasis no Paiol 2023 apresenta Jairo Pereira - participação de Wes Ventura
Data: 19 de outubro, quinta-feira, 20h
Local: Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia) em uniticket.com.br/eventos/brasis-jairopereira