Câmara Municipal de Curitiba decide sobre uso de celular em bancos 20/03/2023 - 09:35

A Câmara Municipal de Curitiba retoma hoje (20) o debate do projeto de lei que decide sobre a liberação do uso e do porte de celulares nas agências bancárias da capital. A proposta chegou a entrar na pauta do plenário em fevereiro, mas houve adiamento da votação para que fosse realizada audiência pública. Segundo parlamentares, a regra atual é obsoleta.

A regra do uso e porte de celulares nas agências bancárias constava em lei municipal, aprovada com a justificativa de promover a segurança de clientes e de funcionários dos estabelecimentos financeiros, já que o golpe da “saidinha de banco”, à época, era comum. Depois, a norma foi incorporada pelo Estatuto da Segurança Bancária.

Na “saidinha de banco”, um criminoso dentro da agência observa a movimentação dos clientes, como saques de dinheiro, e um comparsa aborda a pessoa do lado de fora do estabelecimento, cometendo o assalto ou o furto.

O projeto em avaliação não altera a exigência dos biombos utilizados nos caixas. A ideia é revogar apenas normas que têm relação com o porte e com o uso do celular. Hoje, a norma autoriza os estabelecimentos financeiros a apreender aparelhos de telefone em uso dentro das agências, como medida de prevenção de delitos.