Carnaval sem assédio: saiba como denunciar importunações 17/02/2023 - 10:45

O carnaval é a festa da diversão e não combina com importunação e assédio sexual. O Governo do Estado mantém alguns canais de denúncia que podem ajudar os foliões, em especial as foliãs, a registrar casos de assédio e qualquer forma de violência durante o carnaval.

 

O principal canal de atendimento no Estado é o Disque Denúncia 181, que pode ser acessado tanto pelo telefone 181 ou pelo site na aba DENUNCIAR.


O serviço da Secretaria de Estado da Segurança Pública recebe denúncias anônimas e faz o direcionamento aos órgãos competentes. Para casos de flagrantes, quando o crime está acontecendo no exato momento, é possível acionar a Polícia Militar, ligando para o 190 ou utilizando o aplicativo 190 PR. A vítima também pode fazer um boletim de ocorrência on-line pelo site, ou buscar uma delegacia especializada.

 

No feriado, todas as delegacias do Estado vão funcionar em regime de plantão. Além disso, as denúncias também podem ser feitas pelo Ligue 180. A Central de Atendimento à Mulher é um serviço do governo federal criado para combater a violência contra a mulher e oferece três tipos de atendimento: registros de denúncias, orientações para vítimas de violência e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e confidencial e o canal funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países.

 

Os locais onde haverá eventos públicos, como desfiles, blocos e trios elétricos, contarão com reforço na segurança, e a vítima pode fazer a denúncia diretamente aos policiais presentes.