Cine Passeio exibe mostra de filmes de Jean-Luc Godard; confira a programação 02/08/2023 - 16:54

Dos dias 3 a 9 de agosto, o Cine Passeio irá realizar uma mostra de filmes dedicada à obra do cineasta Jean-Luc Godard, com exibição de cinco obras do cineasta, que tem uma filmografia com mais de 100 filmes. Além disso, o Cine Passeio também irá realizar a Masterclass “Breve Introdução ao Cinema de Jean Luc-Godard” ministrada pelo crítico de cinema Raphael Cubakowic de maneira online neste sábado (5). Confira agora a sinopse das cinco obras que serão exibidas na mostra:

“Acossado” (1960)
Um dos filmes mais influentes do diretor, “Acossado” é a obra revolucionária e síntese da visão que ele tinha da Nouvelle Vague, movimento cinematográfico composto por ele e outros diretores como François Truffaut, fundamental para a consolidação do papel de diretor como autor das obras. 

Em “Acossado”, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) é um ladrão que divide sua vida de fugas da polícia com encontros românticos com a turista americana Patricia Franchini (Jean Seberg), em uma narrativa rápida e fragmentada, incomum para sua época.

“O Desprezo” (1963)
Em uma produção na Itália de um filme de Fritz Lang, diretor alemão de filmes como “Metrópolis” (1927), um produtor frustrado (Jack Palance) se sente atraída por Camille (Brigitte Bardot), que é casada com o roteirista Paul (Micel Piccoli) em um relacionamento que se torna cada vez mais conturbado ao longo da história. 

“Alphaville”(1965)
Longa futurista do diretor, “Alphaville” conta a história de uma cidade dominada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos de sua população. O agente Lemy Caution (Eddie Constantine) vai à cidade com a intenção de convencer o inventor da máquina a destruí-la.

“O Demônio das Onze Horas” (1965)
Ferdinand Griffon (Jean-Paul Belmondo) abandona seu pacato estilo de vida para fugir com seu amor de infância, Marianne Renoir (Anna Karina), deixando para trás esposa e filhos. Perseguidos por bandidos, a dupla embarca em diversos crimes que cruzam a França até o mediterrâneo. 

“A Chinesa” (1967)
Durante as férias de verão, quatro jovens passam o tempo em um apartamento planejando uma revolução comunista, buscando utilizar do terrorismo se necessário. A história sobre as atividades de jovens maoístas na França ressoa com a visão política do próprio diretor na época de gravação do filme que transita entre o drama e a sátira. 

Serviço 
Mostra Jean-Luc Godard - Cine Passeio (R. Riachuelo, 410)
“Acossado” - exibido durante os dias 3 e 9 de agosto às 20h
“O Desprezo” - exibido no dia 4 de agosto às 20h 
“Alphaville” - exibido no dia 5 de agosto às 20h
“O Demônio das Onze Horas” - exibido no dia 6 de agosto às 20h
“A Chinesa” - exibido no dia 8 de agosto às 20h
Ingressos à venda no local ou pelo site ingresso.com

Masterclass “Breve Introdução ao Cinema de Jean Luc-Godard” - inscrições pelo site do cine passeio