"Clube da Esquina" é eleito o melhor disco brasileiro de todos os tempos 10/05/2022 - 12:35

Mais uma dessas listas que dão o que falar. O podcast “Discoteca Básica”, um dos mais ouvidos e respeitados do país, divulgou os 10 melhores álbuns brasileiros de todos os tempos. No topo da lista, “Clube da Esquina” (1972), de Milton Nascimento e Lô Borges - que você pode ouvir na íntegra ao fim desta matéria. Difícil conceber celebração melhor para o cinquentenário deste disco, recém completados em março deste ano. 

Apesar de listas sempre chegarem carregadas de questionamentos (felizmente, afinal, como versa a frase atribuída ao ferino e genial Nelson Rodrigues, a “unanimidade é burra”), ao que tudo indica, dessa vez, a enquete contou com abrangente e confiável participação. Foram 162 especialistas consultados, de diferentes áreas ligadas à produção musical (jornalistas, youtubers, podcasters, músicos, produtores, etc). Cada um contribui com uma lista pessoal dos seus 50 melhores álbuns de todos os tempos. A tabulação completa será publicada no livro “Os 500 Maiores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos”, em campanha de financiamento coletivo no maior site de crowdfunding do Brasil, o Catarse. O projeto visava arrecadar R$ 80 mil, marca já ultrapassada, mesmo ainda faltando quase 60 dias para o fim da campanha. 

Participaram da enquete  nomes como os dos jornalistas Nelson Motta, Sergio Martins, Jotabê Medeiros e Mauro Ferreira; de produtores como Kassin, Pupillo e Lampadinha, e músicos do naipe de Leoni e André Abujamra. Segundo os organizadores, o resultado final representa o maior guia já feito sobre a produção discográfica brasileira, tanto por causa do tamanho do corpo votante quanto pelo número de discos elencados. Os 500 álbuns estarão elencados no livro, contudo, você já pode conferir o Top 10, divulgado pelo "Discoteca Básica":

 

  1. Clube da Esquina (1972) – Milton Nascimento e Lô Borges
  2. Acabou Chorare (1972) – Novos Baianos
  3. Chega de Saudade (1959) – João Gilberto
  4. Secos & Molhados (1973) – Secos & Molhados
  5. Construção (1971) – Chico Buarque
  6. A Tábua de Esmeralda (1974) – Jorge Ben Jor
  7. Tropicália ou Panis et Circencis (1968) – Vários artistas
  8. Transa (1972) – Caetano Veloso
  9. Sobrevivendo no Inferno (1997) – Racionais MC’s
  10. Elis & Tom (1974) – Elis Regina e Tom Jobim

 

Podcast Discoteca Básica 

Um dos maiores podcasts de música do Brasil, ele soma quase 1,5 milhão de downloads em suas três primeiras temporadas e ocupa o Top 10 da categoria em todas as grandes plataformas de streaming do Brasil. O programa é apresentado pelo jornalista Ricardo Alexandre, ex-diretor de redação das revistas Bizz e Trip, premiado pela biografia “Nem vem que não tem: A Vida e o Veneno de Wilson Simonal” e diretor do documentário “Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94”.