Coleção paranaense de livros sobre a sétima arte lança três novas obras no Olhar de Cinema 14/06/2023 - 15:42

Em seu terceiro ano de existência, a Coleção Escrever o Cinema chega em seu 8º título e tem um livro premiado. Criada em 2021 pelo selo Edições A Quadro, braço da produtora de cinema O Quadro, a coleção é focada na área de cinema e publica livros baseados em dissertações de mestrado e teses de doutorado de pesquisadoras e pesquisadores que atuam no Paraná. No próximo sábado (17/6), às 11 horas, como parte da programação do festival Olhar de Cinema, serão lançados três novos livros, que correspondem ao 6º, 7º e 8º títulos da coleção.

São eles: “Paulo Emílio na Emergência do Cinema Novo”, escrito por Pedro Plaza Pinto; “Ficção Especulativa no Cinema Negro Brasileiro”, de Kariny Martins; e “O Nacional nos Cinemas Brasileiro e Argentino - 1995 a 2002”, obra de Eduardo Dias Fonseca. Partindo de diferentes períodos históricos, os três livros abordam a pluralidade do cinema brasileiro em diálogo com diversos filmes e aspectos políticos nacionais.

No último dia 3 de junho a AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento), de Portugal, premiou o livro “Documentário: filmes para salas de cinema com janelas” (5º título da coleção, escrito por Eduardo Baggio), como melhor publicação da área no ano de 2022.

Para o primeiro semestre de 2024, a Coleção Escrever o Cinema tem programados os lançamentos de mais três títulos, que já estão em fase de edição. Segundo o coordenador editorial da coleção, Alexandre Rafael Garcia, a proposta é incrementar a reflexão sobre cinema no Paraná e no Brasil, partindo da ideia de que o cinema não fica restrito à exibição, é também cultura que permeia nossa sociedade, desde conversas cotidianas até estudos acadêmicos.

SERVIÇO
Lançamento da 2ª temporada da Coleção Escrever o Cinema (volumes 6, 7 e 8) + seminário Entre os filmes e a teoria: a publicação de livros de cinema no Brasil (parte da programação do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba).
Mesa com autores e editores: Beatriz Vasconcelos, Rodrigo Grota, Kariny Martins e Pedro Plaza Pinto
Mediação: Juliana Costa
Data: 17/06, sábado