Com homenagem a Heitor Villa-Lobos, Oficina de Música terá shows de Toquinho, Margareth de Menezes e Danilo Caymmi 15/06/2022 - 15:00

De 30 de junho a 10 de julho,39ª Oficina de Música de Curitiba vai espalhar pela cidade uma programação com 170 eventos, sendo 105 deles com entrada grátis. A oficina vai ocupar a cidade com aulas de música, shows eruditos, de música antiga e popular, cinema, Oficina Verde, Festival de Inverno do Centro Histórico, Circuito Off em 21 bares e restaurantes e concertos para crianças em todas as regionais.

Este ano, entre os grandes shows estão os de Renato Borghetti, Toquinho, Margareth Menezes, Maestro Spok, Danilo Caymmi e Cláudio Nucci. A programação foi lançada nesta quarta-feira (15/6) ) e pode conferida no site oficial. O evento musical, que tem apoio da Rádio Educativa FM, também integra a programação Inverno Curitiba 2022.

O tema da oficina deste ano é o Centenário da Semana de Arte Moderna, homenageando o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. A edição de 2022 celebra também a volta do público após dois anos de pandemia da covid-19. 

Volta do público e dos alunos
No ano passado, no auge da pandemia da covid-19, a Oficina de Música de Curitiba aconteceu totalmente on-line e agora volta com a programação completamente presencial e em formato híbrido para os cursos. 

O evento ocupará com aulas e apresentações cerca de 40 espaços da cidade. Os 44 cursos presenciais acontecem em 11 espaços culturais, a maioria deles no Centro e Setor Histórico: Capela Santa Maria, Casa Hoffmann, Cine Passeio, Conservatório de Música Popular Brasileira, Memorial de Curitiba, Solar dos Guimarães, Solar da Cultura, Escola de Patrimônio, Círculo de Estudos Bandeirantes, Teatro Regina Casillo. Dos cerca de 400 músicos da edição, 335 são artistas curitibanos que completam o elenco da programação e se apresentam nos palcos.

Para além dos palcos e salas de aula, neste ano a música também estará em debate. De 4 a 8 de julho, o II Simpósio Brasileiro de Musicologia terá 13 encontros gratuitos e abertos e é coordenado pelo mestre em Musicologia Histórica (Unespar/UFPR), Matheus Prust. O simpósio traz nomes como Flávia Toni (USP), Rosana Lanzelotte (Musica Brasilis) e Marília Giller (Unespar) e temas como os 100 anos da Semana de Arte Moderna e a Música Imperial do Brasil. Os encontros acontecem na Escola de Patrimônio e Liceu de Artes, no Teatro Cleon Jacques do Memorial Paranista e na Capela dos Fundadores do Memorial de Curitiba.