Com idealização 100% feminina, projeto busca o empoderamento por meio da arte 08/03/2023 - 14:32

O projeto "Através das Cores" é uma idealização 100% feminina, em que artistas curitibanas vão levar ao bairro Boqueirão muita cultura urbana, grafitti e reciclagem. O palco do projeto será na CATAMARE (Cooperativa de Catadores de Material Reciclável) nos dias 25 e 26 de março (sábado e domingo), a partir das 10 horas da manhã. Por lá, sete grafiteiras locais vão desenvolver individualmente seus trabalhos e, de forma coletiva, encontrar o diálogo de cada obra num painel de 60m². As artistas se conheceram por meio do graffiti, onde conectaram suas histórias junto à arte e tornaram-se grande amigas.

A inciativa, desenvolvida por Eloá Cruz e Thaís Fogaça, da produtora Somos Cores, busca uma sociedade mais justa e viável, utilizando o empoderamento feminino como principal mecanismo de avanço coletivo. Ao levar essa possibilidade para comunidades mais distantes do centro da cidade, são criadas ferramentas de suporte para a difusão da arte, sobretudo feminina. A sororidade (empatia, confiança, cooperação e acolhimento entre mulheres) é parte fundamental da proposta, com um trabalho executado somente por elas visando ação e transformação. “O objetivo é enaltecer grafiteiras, produtoras culturais e artistas, ao colorir a cidade, dividindo histórias de vida e conhecimento, espalhando cores e sentimentos positivos com o graffiti”, diz Eloá

Para Lia de Oliveira Santos, presidente da cooperativa, incentivar o projeto é estimular a criatividade e a potência de mais pessoas dentro da comunidade. “Para nós que trabalhamos com reciclagem é muito gratificante a harmonia que cada arte traz para o espaço, até porque passamos muito tempo no trabalho”, afirma.

Além disso, o projeto "Através das Cores" engloba também oficinas de graffiti, com a artista Julie Pietra e "Arte e Lettering com Giz", ministrado por Cristina Pagnoncelli. A iniciativa oferece um minicurso sobre a "Mulher na Arte Contemporânea", com Milena Costa. São 20 vagas oferecidas para cada turma, com inscrições gratuitas pelo link na bio da @somoscores_ .

Com realização do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, e incentivo do Ebanx. O projeto é uma parceria da Somos Cores Produções com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (CATAMARE) e apoio da Ilovecwbeats, MTN (Montana Colors) e Galeria Ponto de Fuga.

• dsdsdsdsdsdsdsdsds
    kjhkhfgfg