Com inflação em alta, vendas no Dia das Mães vão crescer só 2% 04/05/2022 - 08:50

A inflação em alta desde o ano passado já tem impactado nas datas comerciais brasileiras, e para o Dia das Mães não será diferente. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, quase 130 milhões de brasileiros vão às compras ainda esta semana, o que deve corresponder a cerca de R$ 28 bilhões em vendas nos segmentos de serviço e comércio.
 

A alta é de 2% em relação ao ano passado. Mesmo com essa alta, o cenário econômico do país e a alta da inflação ainda preocupam os consumidores: 80% consideram que os preços dos produtos estão mais caros este ano. E, se comparado com 2021, 37% dos consumidores pretendem comprar a mesma quantidade de produtos, 28% devem comprar mais e 17% pretendem comprar menos.
 

O setor de vestuário, calçados e acessórios, que costuma responder pela maior fatia das vendas no Dia das Mães, vai seguir liderando neste ano. Por outro lado, os segmentos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, móveis e eletrodomésticos devem apresentar queda.