Consumo no Dia das Mães deste ano deve ter queda 27/04/2023 - 10:47

Uma das principais data do comércio ao longo do ano, o Dia das Mães, já tem uma estimativa de como deve ser o consumo. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PR), em parceria com o Sebrae/PR, mostra que 63% dos paranaenses pretendem dar presentes neste Dia das Mães, o que representa uma queda de 20% em relação a 2022, quando 80% dos filhos planejavam comprar algo para marcar a data. Esse é o menor índice desde 2015.


Enquanto a disposição de presentear diminuiu, por outro lado o valor do presente aumentou em relação ao ano passado. Neste ano o tíquete médio será de R$ 143, aumento de quase 7% em relação a 2022. Os pagamentos à vista permanecem com a opção preferencial para efetuar a compra, com o crescimento significativo da utilização do Pix, que já se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.


Neste ano, 30% dos consumidores apostarão em roupas, bolsas ou calçados para agradar as mães. Os perfumes e cosméticos serão a opção para 19% dos entrevistados. Os mais práticos, ou que preferem não arriscar, somam 15% e vão presentear a mãe em dinheiro para que ela mesma compre o que quiser.