Curitiba 330 anos: locais de uso militar foram transformados em espaços dedicados à cultura 29/03/2023 - 10:32

No lugar de pólvora, um teatro. No lugar do quartel, um cinema. Na sua história de 330 anos, em diferentes épocas, Curitiba mostrou estar à frente de seu tempo e, como uma cidade de inovações, transformou locais de uso militar em espaços dedicados à cultura.

A ideia de transformar espaços está presente desde 1971, quando um antigo paiol de pólvora virou teatro, o Teatro do Paiol, no bairro Prado Velho. O Palacete Wolf, que foi sede da Fundação Cultural de Curitiba e atualmente abriga o Instituto Municipal de Turismo, no São Francisco, já foi quartel general do Exército. O Solar do Barão foi unidade militar antes de se tornar reduto das artes gráficas.

A Praça Rui Barbosa abrigou um imóvel do Ministério da Guerra, que depois deu lugar à Rua da Cidadania da Matriz, com seu auditório destinado a cursos e apresentações culturais. O Palacete dos Estudantes, que foi tomado pelos militares durante a ditadura, é local de reuniões do Conselho Municipal da Cultura e de cursos promovidos pela Fundação Cultural de Curitiba.

Mais recentemente foi inaugurado o Cine Passeio, no prédio onde funcionou um quartel da 5ª Região Militar.

Mais informações sobre os espaços estão AQUI.