Curitiba começa a aceitar pagamento da passagem de ônibus com cartão de crédito e débito 18/07/2022 - 08:20

A partir desta sexta-feira (18), os usuários do transporte coletivo de Curitiba já podem realizar o pagamento da passagem com cartão de débito e crédito à vista. Relógios inteligentes e Smartphones também poderão ser utilizados para pagamento via aproximação. A novidade está disponível, nos 22 terminais e nas 335 estações tubo da cidade. Dentro de no máximo um mês, a opção também estará disponível dentro das 254 linhas de ônibus da capital.

O pagamento por cartões e celulares vai funcionar por aproximação, sem contato e sem a necessidade de digitar senha. A novidade traz praticidade, comodidade e mais segurança para o usuário, já que reduz a circulação de dinheiro. A ideia é também atrair mais passageiros para o sistema, como turistas e pessoas que não têm cartão transporte.

O valor da passagem é o mesmo cobrado em dinheiro e cartão transporte (R$ 5,50). Contudo, o usuário pagará à operadora, a taxa de 2,07%, 12 centavos por bilhete.

Para pagamento por telefone celular, o usuário precisa verificar se o aparelho possui ou está habilitado para a tecnologia de aproximação. Caso esteja, é necessário que cadastre o seu cartão em uma carteira digital, como Apple Pay, Google Pay ou Samsung Pay.