Curitiba é a 2ª melhor cidade para empreender no Brasil, aponta ranking do Sebrae 27/05/2022 - 10:20

Curitiba é a segunda melhor cidade do país para se empreender e abrir negócios, atrás apenas de São Paulo. É o que aponta o novo Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (Isdel 2.0), divulgado neste mês.

 

Curitiba se destacou em todos os quesitos do Isdel 2.0, como capital empreendedor (quantidade e qualidade de empresas, empreendedores e lideranças), tecido empresarial (redes formais e informais de empreendedores e empresas), governança para o desenvolvimento (visão comum de futuro construída de maneira compartilhada, participativa e democrática com toda a comunidade e por um Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico, como o Vale do Pinhão), organização produtiva e competitividade (maneira como cada cidade organiza as atividades econômicas para gerar renda e riqueza).

 

No top 20 das cidades mais empreendedoras do Brasil aparecem, ainda, duas outras cidades paranaenses: Maringá (PR) na décima primeira posição e Londrina (PR) na décima quarta. As duas estão entre os municípios com índices considerados muito altos.

 

Criado em 2018, o Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local foi reformulado no ano passado, passando a se chamar Isdel 2.0. Ele é uma parceria do Sebrae com o Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar/UFMG).

 

A versão 2.0 do índice engloba 106 variáveis disponibilizadas por fontes oficiais – a primeira tinha 135, que estão agrupadas em 39 indicadores. É a segunda vez, apenas neste ano, que a capital paranaense é apontada como uma das melhores cidades para empreender. Em março, a capital ficou em terceiro lugar no novo Índice de Cidades Empreendedoras 2022, pesquisa produzida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com apoio da Endeavor.