Curitiba promove mutirão contra a dengue no Tatuquara 26/01/2024 - 09:31

O primeiro mutirão Curitiba sem Mosquito do ano chega ao bairro Campo do Santana - Rio Bonito, do Distrito Sanitário Tatuquara. Nesta  sexta-feira (26), os agentes de endemias e comunitários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) percorrem 90 quarteirões da área. Eles vistoriam imóveis e informam os moradores sobre o recolhimento dos resíduos.

Nos mutirões, eles fazem uma varredura nos terrenos em busca de recipientes que possam acumular água e orientam a população a separar entulhos e lixo dos imóveis.

Na segunda (29) e terça-feira (30), caminhões de coleta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vão recolher os entulhos, que devem ser colocados nas áreas delimitadas pelos agentes de endemias. A ação conjunta das secretarias /municipais da Saúde e do Meio Ambiente busca evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Números - No boletim informativo preliminar da dengue, que cobre o período de 1 a 23 de janeiro deste ano, Curitiba totalizou 92 casos confirmados de dengue – 11 são autóctones, ou seja, em que a contaminação aconteceu na cidade. No ano de 2023 foram contabilizados 659 casos confirmados de dengue em Curitiba, dos quais 32 eram autóctones.