Curitiba recebe Mostra de Cinemas Africanos em julho 24/06/2022 - 13:31

Curitiba recebe no próximo mês uma edição presencial da Mostra de Cinemas Africanos 2022. Serão exibidas produções da África do Sul, Angola, Burkina Faso, Camarões, Chade, Egito, Guiné-Bissau, Níger, Nigéria, Quênia, Ruanda, Senegal e Tunísia. A programação na capital paranaense é gratuita, com oito longas e mais de 20 curtas, tendo como destaque a produção feminina. Ela divide-se entre o Cine Passeio e a Cinemateca de Curitiba, de 7 a 13 de julho.  

O título de abertura é “Afrique, je te plumerai”, dirigido por um dos maiores documentaristas do continente africano, Jean-Marie Teno. O filme, que completa 30 anos em 2022, examina a repressão política em Camarões. O cineasta estará na sessão para conversar com a plateia. Outro destaque da programação é o thriller sul africano “Boa Senhora”, de Jenna Bass. Comentário sobre as relações raciais na África do Sul pós-apartheid, teve sua estreia premiada no Festival de Toronto. Em parceria com o Cineclube Atalante, Jenna e  Babalwa Baartman, co-roteirista e produtora do filme, participam de debate no sábado (9), na Cinemateca.

Veja a programação do evento em Curitiba AQUI.

Único festival no Brasil exclusivamente dedicado à cinematografia africana contemporânea, ele conta com curadoria da jornalista e produtora cultural  Ana Camila Esteves (Brasil) e da professora e pesquisadora Beatriz Leal Riesco (Espanha) e reúne filmes de curta e longa-metragem, muitos inéditos no Brasil.

“A Mostra de Cinemas Africanos volta às salas de cinema em grande estilo para celebrar o maior festival de cinema africano do Brasil”, destaca a produtora cultural Ana Camila Esteves, que divide a curadoria dos longas com Beatriz Leal Riesco. “A programação amplia seu alcance geográfico a partir de nossa sede em São Paulo para Curitiba, ocupa novos espaços e reúne convidados internacionais”, complementa. 

Nas edições já realizadas desde 2018, a mostra exibiu filmes dirigidos por cineastas do Senegal, Sudão, Etiópia, Uganda, Ruanda, África do Sul, Nigéria, Burkina Faso, Quênia, Tunísia, Argélia, Marrocos e Egito, além de produções em territórios afrodiaspóricos, como França e Cuba. Os filmes variam entre ficção e documentário e oferecem uma chance rara ao público brasileiro de criar repertório sobre uma cinematografia vibrante e diversa em temáticas, paisagens e estéticas.

A Mostra de Cinemas Africanos apresenta ainda curtas online por meio da plataforma Sesc Digital. O evento também acontece simultaneamente em São Paulo (SP), de 6 a 20 de julho.

 

Mais informações no site mostradecinemasafricanos.com.