Curitiba recebe a segunda edição do Telúrica - Festival Feito por Palhaças 08/03/2023 - 13:42

Curitiba recebe a partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, até domingo, 12, a segunda edição do Telúrica - Festival Feito por Palhaças. O evento gratuito acontece em diversos espaços culturais, com uma programação de espetáculos, cabarés e shows em diversos locais da cidade. Princípios como “profissão palhaça” e "arte como alimento na cesta básica” são os motes e focos principais desta edição, que conta com Camila Jorge e Larissa Lima na curadoria. Entre as atrações, estão Noe Carvalho e a DJ Babi Oeiras, e uma oficina com a cantora e compositora Thayana Barbosa.

A primeira edição - realizada em 2019 - foi organizada de forma independente e envolveu uma equipe de produção com mais de 20 artistas da cidade, inaugurando o primeiro festival de palhaças realizado em Curitiba e atraindo mais de 700 espectadores. Durante os nove dias de apresentações, o evento movimentou e fortaleceu a rede de palhaçaria na capital, além de contar com a participação pontual de artistas de outros municípios do Paraná e também dos estados de São Paulo e Santa Catarina.

Divulgação

Em 2019 o festival teve como dinâmica a rotatividade das profissionais, que ocupavam o palco como palhaças e trabalhavam também nos bastidores produzindo e operando as apresentações. Com um foco todo voltado à uma proposta de aprendizagem e fortalecimento desta rede de mulheres artistas. Já na segunda edição - atrasada em função da pandemia -  a articulação interna e a distribuição de bolsas artísticas com apoio financeiro foram os principais responsáveis em possibilitar a realização do “Esquenta Telúrica”, uma pré-edição on-line do festival, que contou com oficina de produção interna e mesas de bate-papo sobre temas relevantes.

Desta vez, a equipe de produção retornou ao formato presencial do festival, acolhendo artistas de diversas localidades nacionais via chamamento público. Com uma curadoria diversa de cabarés, espetáculos, intervenções de rua e outras atrações, o Telúrica volta a movimentar a cena cultural da cidade, além de contribuir com o fortalecimento do cenário da palhaçaria nacional. Idealizada e organizada pelas artistas Biaflora, Camila Jorge, Karina Flor, Larissa Lima, Lucri Reggiani, Má Ribeiro, Nathália Luiz e Yara Rossatto, o evento conta com a participação de artistas dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Pará.

Você pode conferir a programação completa do Festival no Instagram @teluricafestival e na página oficial no Facebook. O projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e conta com o patrocínio das empresas Bosch e Ebanx.