Curitiba retira obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados, exceto em serviços de saúde 29/03/2022 - 08:40

Com a queda nos números de casos de infecções e de transmissão, Curitiba retira a obrigatoriedade do uso de máscaras também em ambientes fechados, com exceções para os serviços de saúde. Nesses locais, o uso da proteção respiratória seguirá sendo exigido.

A nova regra será dada pelo decreto municipal 420/2022, publicado hoje terça-feira (29). A decisão foi tomada pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em reunião na tarde desta segunda-feira (28), após avaliar os indicadores epidemiológicos da última semana – 22 a 28 de março.

Curitiba tem menos de mil casos ativos (com potencial de transmissão), segundo dados desta segunda-feira (28/3) do Painel Covid de Curitiba. A média móvel do número de casos ativos teve queda de 65,3% na última semana em relação a 14 dias. A média móvel do número de casos por data de divulgação caiu 66,1% no mesmo período, enquanto a média móvel do número de óbitos teve redução de 50%.

Exceções

O uso de máscaras faciais permanece obrigatório para pessoas com sintomas respiratórios, tanto em ambientes abertos, como fechados.

O documento estipula também o uso obrigatório em todos os serviços de saúde da cidade, como: unidades de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios e laboratórios.