Dez dicas de espetáculos para curtir a reta final do Festival de Curitiba 03/04/2023 - 14:48

A 31ª edição do Festival de Curitiba entra na sua reta final. Há muitos espetáculos com ingressos esgotados, e ao mesmo temo uma semana inteira de possibilidades artísticas até o encerramento do maior festival de artes cênicas da América Latina, no dia 9 de abril. Seja na Mostra Lúcia Camargo, no Fringe, Risorama e Mishmash. Para te ajudar, do vasto cardápio disponível, a Educativa FM selecionou dez dicas – como a edição deste ano está muito concorrida, é importante checar se ainda há bilhetes disponíveis. Confira e aproveite:

Cárcere ou Porque as Mulheres Viram Búfalos
As irmãs Maria Dos Prazeres e Maria Das Dores têm a vida marcada pelo encarceramento dos homens da família. Primeiro, o pai; depois, o companheiro de uma; agora o filho da outra. Dentro do presídio, o jovem Gabriel – que sonha em ser desenhista – aprende as estratégias de sobrevivência para lidar com as disputas internas de poder e falta de perspectivas inerentes ao sistema carcerário. A violência dita as regras e não poupa os considerados fracos ou rebeldes. Fora dali, as mulheres buscam alternativas para tentar romper os ciclos de opressão que as aprisionam em existências sem futuro. Outros horizontes são possíveis?
Local: Teatro da Reitoria – Rua XV de Novembro, 1299 - Centro
Data: 4 de abril
Hora: 20h30

Um Tartufo
Releitura e adaptação de um clássico de Molière. Orgonte, chefe de família e homem de posses, cai nas garras de Tartufo, um suposto religioso, na verdade um inescrupuloso charlatão. Toda família de Orgonte se dá conta do caráter de Tartufo, exceto o patriarca. Tartufo se instala na casa de Orgonte, e, usando de sua falsa posição de religioso, chega a se tornar líder espiritual de seu anfitrião, que segue todos os conselhos e oferece regalias. A cada investida da família contra Tartufo, Orgonte reage dando mais liberdades e direitos, chegando ao ponto de prometer-lhe a filha Mariana em casamento, apesar dela estar prometida a Valério. Elmira, esposa de Orgonte, conta ao marido que seu hóspede está tentando seduzi-la. Orgonte acaba concordando em se esconder para espiar o que Tartufo anda dizendo à sua esposa. O charlatão enfim cai na armadilha e é expulso de casa, que parece ter voltado a si. Mas é tarde.
Local: Guairinha – Praça Santos Andrade - Centro
Data: 4 e 5 de abril
Hora: 20h30

Gaslight - Uma Relação Tóxica
A comédia foi o último trabalho de Jô Soares no teatro e um dos maiores sucessos da história da Broadway. A peça retrata um casal em conflito, vivido por Jack e Bella. Ele, que no início do casamento se mostrava doce e apaixonado, se revela impaciente e menos cordial após a alegação de que sua mulher sofre de algum desequilíbrio mental. Ela sente que está ficando louca, mas, ao buscar apoio do companheiro para lidar com a suposta doença, encontra apenas a resistência do homem, justificando não ter mais forças para lidar com a situação. O texto, que é de 1938, ganhou versão nos cinemas em 1944, e continua popular até hoje.
Local: Teatro Guaíra – Praça Santos Andrade - Centro
Data: 5 e 6 abril
Hora: 20h30

Ovos Não Têm Janelas
Estreia nacional do texto inédito do dramaturgo Manoel Carlos Karam, e estreia do renomado e premiado iluminador Beto Bruel como diretor. “Ovos não têm janela” acontece em uma sala de recepção, onde um secretário lida com quatro personagens que esperam para serem atendidas por um doutor. Flertando o tempo inteiro com o absurdo e o cômico, o espetáculo se utiliza de situações gerais que giram em círculos, num amontoado de acontecimentos insólitos. Um texto tão surreal quanto questionador. Uma obra mutável, que se constrói de maneira diferente para cada espectador.
Local: Auditório Poti Lazzarotto (MON) – Rua Marechal Hermes, 999
Data: 5 e 6 abril
Hora: 20h30

Sonho de Uma Noite de Verão (espetáculo gratuito)
Uma versão alegre e celebrativa da obra de Shakespeare, com direção de Maurício Vogue. Uma adaptação contemporânea da obra de um dos clássicos do bardo inglês, o espetáculo tem como proposta "a grande homenagem à vida", transpondo toda a encenação por meio de uma grande celebração, que terá como cenário o estonteante Jardim do Dizzy Café Concerto, localizado em uma das históricas construções de Curitiba. O espetáculo ainda conta com a presença de uma DJ, que fará a trilha em todas as apresentações.
Local: Dizzy Café Concerto - Treze de Maio, 894, São Francisco
Data: 6, 7 8 e 9 de abril
Hora: 20h

E.L.A
Um espetáculo para instigar a autoanálise a partir da relação de cada um consigo mesmo, questionando os corpos e suas interações com o mundo, para o empoderamento do sujeito. Pudesse ser apenas um enigma. Mas não. O corpo faz problema. O corpo dá trabalho. Pode ser muitos. Pode ser, inclusive, o que não queremos. O corpo será sempre o que ele quiser? É social. É político. É tecnológico. É inconsciente. Pensamento. Desejo. Invisível. Invasor. O corpo se despedaça. É estrutura. É movimento. Mas, sobretudo, é estranho. Eu sou o outro e a outra. Teimo e re-existo. Ele se degenera e E.L.A se faz impossível.
Local: Teatro Sesc da Esquina - Rua Visconde do Rio Branco, 969, Centro
Data: 6 e 7 de abril
Hora: 20h30

A Invenção do Nordeste
Um diretor é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste. Durante as 7 semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples. O espetáculo é uma obra de autoficção baseada no livro homônimo do Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr.
Local: Guairinha – Praça Santos Andrade – Centro
Data: 8 e 9 de abril
Hora: 20h30

Grupo Corpo – Primavera e Breu
O Grupo Corpo aporta no Festival de Curitiba trazendo “Primavera”, espetáculo criado durante a pandemia, com trilha do grupo Palavra Cantada. Completa o programa, “Breu”, de 2007, coreografado por Rodrigo Pederneiras e com música de Lenine. Em “Primavera”, o balé tem o espírito do divertissement, e incorpora e, de certo modo, as interdições daquele momento pandêmico. Em “Breu”, uma tradução poética da violência e da barbárie dos dias que vivemos, em que a potência, a angulosidade e a rispidez dão o tom do balé.
Local: Teatro Guaíra – Praça Santos Andrade – Centro
Data: 8 e 9 de abril
Hora: 20h30
 

Os Três Sobreviventes de Hiroshima
O emocionante relato de sobreviventes da bomba atômica retorna à Curitiba para o Festival de Teatro. Em "Os Três Sobreviventes de Hiroshima", vítimas do ataque nuclear de 1945 trazem seus relatos sobre um dos piores traumas da humanidade. Eles relembram os momentos da explosão nuclear, o que viram, como sobreviveram, além dos dias seguintes e a imigração para o Brasil.
Local: Teatro Ebanx Regina Vogue – Dentro do Shopping Estação
Data: 7 e 8 de abril
Hora: Dia 7 às 20h; dia 8 às 18h

MishMash
O MishMash é uma mostra de variedades artísticas e performáticas, que reúne profissionais do Brasil e de todo o mundo, com o objetivo de divertir famílias inteiras, com números fantásticos de malabaristas, mágicos, hipnotizadores, músicos, mímicos e muito mais. Tudo isso junto e misturado em um único espetáculo que sempre surpreende a plateia. Evento paralelo para toda a família aproveitar. Neste ano, o tema é “Atrações do Outro Mundo”

Teatro Positivco – Rua Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido (dentro da UP)
Data: 8 e 9 de abril
Hora: 20h30