Dia Internacional contra a LGBTfobia: Gil Baroni, diretor de “Alice Júnior", abre o Olhar de Cinema com “Casa Izabel” 17/05/2023 - 17:01

Jessica Herlain*

O novo filme do diretor paranaense Gil Baroni, em colaboração com Luiz Bertazzo, irá abrir o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, festival que começa no dia 14 de junho. "Casa Izabel" já arrematou prêmios no Festival de Cinema de Pernambuco: Melhor Direção de Arte, Trilha Sonora, Ator, Ator Coadjuvante e de Melhor Filme. 

O longa se passa numa cidadezinha brasileira dos anos 1970, onde homens da alta sociedade se encontram para encarnar mulheres em fantasias de luxo e exuberância. Com um elenco de peso, o filme conta com os nomes de Jorge Neto, Luis Melo, Laura Haddad, Luís Melo, Andrei Moscheto e muito mais. 

Tendo como inspiração o livro chamado “Casa Susanna” (2014), de Michel Hurst, a obra relata o crossdressing (pessoas que vestem roupas ou usam objetos associados ao sexo oposto ao seu sexo biológico). Com esse tema, o filme mostra as cores da época em que se passa: a ditadura militar.Toda a homofobia e a transfobia presentes, além de refletirem à época, também faz uma grande conexão com o outro filme do diretor e seu próprio estilo de produção: "Alice Junior" (2019).

O diretor Gil Baroni foca seus trabalhos em em causas sociais, muitas vezes voltado ao universo LGBTQIA+, e em “Alice Júnior” não é diferente. O filme foi exibido nos festivais de Berlim, Brasília, Rio e San Sebastián. O longa é protagonizado pela atriz trans Anne Mota, que interpreta Alice, uma adolescente também trans que faz vídeos no YouTube para encorajar outros jovens e vive de forma confortável com seu pai. O filme gira em volta da mudança para um colégio religioso e todos os grandes desafios que a jovem precisa enfrentar para ser livre. Ser quem é.

Nascido em Guarapuava, Gil iniciou sua carreira audiovisual como diretor de curtas experimentais em 2001, com “Quatro Amigos Numa Mesa de Bar Falando de Amor”. Baroni, agora, terá a honra de abrir a nova edição do Olhar de Cinema com uma pauta tão importante não somente para o dia de hoje. Lembrado no dia 17 de maio, o dia Internacional Contra a LGBTfobia, Bifobia e Transfobia existe há 33 anos, desde quando a Organização Mundial de Saúde excluiu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). 

SERVIÇO
Olhar de Cinema
Quando: de 14 a 22 de junho, no formato presencial; de 20 de junho a 4 de julho, online no Itaú Cultural Play;
Onde: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro, Curitiba/PR) e Cineplex Novo Batel (Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel, Curitiba/PR);
Ingressos: R$14 (Inteira) e R$7 (Meia)

*Estagiária, sob supervisão de Cristiano Castilho