Diretor Gustavo Piaskoski exibe primeiro documentário em sessões gratuitas 06/07/2023 - 11:11

Assistidos é o termo utilizado para se referir aos moradores do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo de Curitiba (PR), instituição que cuida de pessoas com múltiplas deficiências físicas e mentais. É também o título do primeiro documentário em longa-metragem de Gustavo Piaskoski, diretor paranaense que narra no filme um pouco da história desses moradores: suas rotinas, histórias de vida, seus sonhos e frustrações. Três exibições especiais e gratuitas serão realizadas nesta semana aqui na capital.

Nesta sexta-feira (7), a primeira exibição pública do filme será no salão de evento do Pequeno Cotolengo, no bairro Campo Comprido. Às 15h30, a sessão será dedicada aos próprios assistidos, colaboradores, voluntários e parceiros da instituição. Às 19h, haverá outra sessão, aberta ao público.

No sábado (8), haverá uma sessão às 19h, aberta a todos os públicos (classificação livre), na Cinemateca de Curitiba, no Centro. Após a exibição haverá um bate-papo com diretor, mediado pela professora e pesquisadora em cinema, Beatriz Avila Vasconcelos, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Processo criativo

De acordo com Gustavo Piaskoski, durante todo o processo de criação e realização do projeto, o maior cuidado foi dar voz aos Assistidos. O filme documenta o dia a dia dos personagens, em suas frustrações, desejos, amizades, felicidades e demais questões. “Sentar e escutar foi basicamente o processo de pré e de produção. Não queríamos fazer algo que interferisse ou mostrasse uma realidade irreal. Não interferir foi um ponto delicado, e fazer com que eles se sentissem seguros na presença da equipe e câmeras apontadas foi um desafio, que foi vencido conforme as diárias avançaram”, revela.

Com realização da GHP Produções e O Quadro Produções, o filme é um retrato da realidade de cada personagem, e é uma breve janela para dar voz às suas histórias e desejos, reais ou não. “Pessoalmente, não só por ser meu primeiro longa, mas por diversos motivos do contexto em geral, foi um desafio lindo e que me enriqueceu muito profissionalmente e pessoalmente”, completa o diretor.

Documentário Assistidos – exibições especiais
Quando: Sexta-feira (07)
Horário: Às 19h
Onde: Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, localizado na rua José Gonçalves Júnior, 140 – Campo Comprido.

Quanto: Gratuito
Quando: Sábado (08)
Horário: Às 19h
Onde: Cinemateca de Curitiba - R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco.
Quanto: Gratuito