Documentário sobre Elis Regina e Tom Jobim tenta vaga no Oscar 2024 04/10/2023 - 14:59

"Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você", dirigido por Roberto de Oliveira, tentará uma vaga no Oscar® 2024 na categoria Melhor Documentário. O filme foi inscrito direto dos Estados Unidos para concorrer a uma vaga na principal premiação da indústria cinematográfica. A distribuidora norte-americana Outsider Films licenciou a produção no país e a lançou nos cinemas de Los Angeles em 15 de setembro – antes da estreia no Brasil. "Elis e Tom, Só Tinha de Ser Com Você" está em sua terceira semana em cartaz nos cinemas brasileiros, com distribuição da O2 Play, e até então foi visto por mais de 40 mil espectadores em todo o país.

Exibido em Cannes e outros festivais ao redor do mundo, o documentário transporta o espectador para uma viagem no tempo, além de revelar momentos íntimos do processo criativo e das personalidades extraordinárias dos dois artistas. A produção é também um emocionante reencontro do diretor Roberto de Oliveira com Elis e Tom em um material filmado há quase cinco décadas.

"Elis e Tom, Só Tinha de Ser Com Você" é uma produção da Rinoceronte Entretenimento e coprodução da Riofilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura. É patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, com copatrocínio do Rio Galeão, apoio União Brasileira de Compositores - UBC e Universal Music Group. A obra contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE e Fundo Setorial do Audiovisual - FSA.

Sobre a Rinoceronte Entretenimento
A Rinoceronte Entretenimento é uma produtora e agência de talentos com foco em música e audiovisual e vasta experiência em representação de artistas e produção de conteúdo, além de atuar na gestão de projetos de cultura, entretenimento e esportes em geral. O braço audiovisual da Rinoceronte é tocado pelos sócios Renata Leite e Diogo Pires Gonçalves.

Entre os destaques na produção audiovisual recente estão a produção do longa-doc Los Hermanos, esse é só o começo do fim da nossa vida, a coprodução executiva no Brasil do longa-doc Sergio Mendes in the Key of Joy e a produção da série-doc 101 Canções que tocaram o Brasil. Entre os projetos em lançamento e produção destacam-se os longas doc Elis e Tom, Só Tinha de Ser Com Você e Os Afro-sambas, com lançamento previsto para 2024.

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.

Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates, Chorão - Marginal Alado, Raquel 1:1, O Homem Cordial, Urubus e Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.

A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção; Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022; o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car; o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun; o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close; o indicado a Melhor Design de Produção no British Independent Film Awards 2023 Medusa Deluxe; Os Quatro Diabos, que integrou a Seleção Oficial da Quinzena dos Realizadores em Cannes 2023; o indicado a Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2023 Passagens; e Estranha Forma de Vida, aclamado média-metragem de 2023 de Pedro Almodóvar.