Educação publica edital do PSS para contratação de professores para 2023 06/06/2022 - 08:40

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte publicou na sexta-feira (03) o Edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de professores e professores pedagogos temporários.

A seleção deve reforçar o quadro de profissionais em todos os 32 Núcleos Regionais de Educação para o ano letivo de 2023. A seleção dos profissionais vai ser composta por prova objetiva, prova de títulos e prova prática, todas de caráter classificatório. Também vale na pontuação total o tempo de serviço.

As vagas são de até 40 horas semanais para professor e de 20 horas ou 40 horas semanais para professor pedagogo. Para jornada de 40 horas, a remuneração do professor é de R$ 5.545, incluindo gratificação e vale-transporte. O PSS vai ser realizado pelo Instituto Consulplan e a inscrição tem as categorias de Educação Básica e Educação Profissional, sendo que o candidato pode optar por fazer uma ou duas inscrições, podendo ser duas na mesma categoria.

É possível se inscrever em apenas um Núcleo Regional de Educação, com opção por até dois municípios do núcleo. No Núcleo de Curitiba, setorizado por bairros, o candidato pode realizar a inscrição em até dois setores. Novidade no processo seletivo deste ano, a prova prática vai ter as etapas da elaboração de um plano de aula, correspondente ao componente curricular escolhido na inscrição, e um vídeo de 8 a 10 minutos, que mostre a aplicação do plano de aula de forma prática, simulando uma aula com os estudantes ou a ação desenvolvida pelo pedagogo na escola.

As inscrições abrem às 16h na sexta-feira (10) e vão até as 16h do dia 07 de julho, pelo site do Instituto Consulplan. A taxa é de R$ 40 para o candidato que optar por uma inscrição e de R$ 60 para duas. Até as 16h do dia 13 de junho, pode ser solicitada a isenção da taxa pelo site do instituto por quem for inscrito no CadÚnico, membro de família de baixa renda, doadores de sangue ou de medula óssea, além de prestadores de serviço da Justiça Eleitoral, como mesários.