Educativa Indica: quais artistas merecem especial atenção no Coolritiba 20/05/2022 - 14:40

Beto Pacheco e Lucas Franco

Educativa Indica - O Festival Coolritiba acontece neste sábado, no Parque das Pedreiras - envolvendo dois palcos na Pedreira Paulo Leminski e um, de música eletrônica, na Ópera de Arame. Serão 14 grandes nomes da música brasileira, com apresentações que começam às 14h e seguem até às 23h40. Na Ópera, a música rola até de madrugada. Os portões abrem ao meio-dia. 

Para você que vai para o evento, preparamos dicas sobre alguns artistas que merecem uma atenção especial. 

No palco Cool Stage, o principal, a abertura já merece destaque, pois ficará a cargo do quinteto curitibano Jovem Dionísio. Criada por cinco amigos de infância - Ber Pasquali, Gustavo Karam, Ber Hey e os irmãos Gabriel e Rafael Mendes - a banda é um desses casos de fama repentina. A composição “Pontos de Exclamação” já foi reproduzida quase 76 milhões de vezes no Spotify. Para aquecer para a apresentação, assista ao clipe de “Acorda, Pedrinho”, recém lançado. As cenas do vídeo narram um jogo de sinuca que percorre o tempo e acaba durando 40 anos. Os integrantes inclusive passam por um processo de maquiagem para ficarem caracterizados como idosos. 

 

Outro destaque será o show de Baco Exu do Blues. Em fevereiro, seu terceiro álbum de estúdio, intitulado “Quantas vezes você já foi amado?” alcançou o top 5 entre os lançamentos mais ouvidos no Spotify. O álbum permeia um tema conceitual ainda pouco debatido, que ganha ainda mais peso pela veia do rapper baiano, pois reflete, segundo o próprio autor, sobre a forma como um homem preto dá e recebe e afeto. 

Para fechar uma trinca de respeito, a última dica fica por conta de uma banda já clássica do rock brasileiro: Planet Hemp. Formado em 1995, o grupo gerou um terremoto na opinião pública, abordando, entre outros, o delicado tema da descriminalização da maconha. O último álbum de inéditas da banda foi lançado em 2000. Tendo em vista o aclamado show da banda realizado no Lollapalooza, em março, Marcelo D2, BNegão, Nobru Pederneiras, Formigão e Pedro Garcia prometem esquentar a Pedreira com clássicos e também com novas criações, tratando de mazelas sociais e das crises políticas do nosso tempo. Uma coisa é fato, esses caras quando sobem no palco não passam em vão.

 

Ouça esta matéria em áudio e com trilha:

 

Importante ressaltar que, além dos shows, estarão acessíveis no espaço exposições, projeções e outros tipos de expressões artísticas. Também haverá um espaço dedicado à moda local e sustentável, com venda de produtos exclusivos e até corte de cabelo.

Além das nossas dicas especiais acima, confira abaixo outros artistas, dos mais tocados na nossa programação, e que têm presença confirmada neste grande evento:

 

Rê Gugli

A cantora e compositora veio para Curitiba com apenas dois anos de idade. Iniciando como vocalista da banda Orange Cab, agora ela segue em carreira solo, tendo como primeiro trabalho de destaque sua parceria com Fabinho K. (outro artista de Curitiba). A música já ultrapassou a marca de 3,5 milhões de streams no Spotify. 

 

Anavitória & Vitor Kley

A dupla Anavitória, formada por Ana Caetano e Vitória Falcão (a primeira nascida em Goiânia/GO, a segunda de Araguaína/TO), mistura sua levada folk/mpb com as baladas pop do gaúcho Vitor Kley. O trio tem estourou em todo o Brasil com composição “Pupila”, feira em um Carnaval que passaram juntos, entre outros amigos. A canção já ultrapassou a casa de 300 milhões de visualização nas plataformas de streams. 

 

Gilsons

O Trio formado por José Gil, Fran Gil e João Gil, respectivamente filho e netos do imortal Gilberto Gil, alçou voo próprio. Os músicos têm mostrado a ginga carioca, sua terra natal, temperada com o dendê da Bahia - ingrediente base da música do baluarte da família. 

 

Lagum

Responsáveis por sucessos como “Oi” e “Deixa”, a segunda na companhia da cantora Ana Gabriela, a banda mineira tem aparecido frequentemente nos destaques da atual música brasileira. 

 

Natiruts

Uma das referências nacionais no reggae, a banda formada em Brasília na década de 1990 traz para o festival canções que são cantadas em coro por todo o Brasil há mais de duas décadas.

 

Vale lembrar que esses são apenas alguns dos destaques da edição, ao todo serão mais de 20 apresentações (incluindo shows eletrônicos na Ópera de Arame) distribuídas entre os três palcos.