Educativa apresenta especial de Elza Soares neste sábado 21/01/2022 - 17:19

A cantora e compositora Elza Soares, que faleceu esta semana no Rio de Janeiro, aos 91 anos, recebe uma homenagem especial da Rádio Educativa. O programa vai ao ar neste sábado (22), ao meio-dia, logo após o "Porque hoje é sábado". A apresentação e produção ficaram a cargo de Cristiano Castilho - que publicou uma crônica rememorando os principais momentos da artista - e de Beto Pacheco. A seleção musical será de André Mantra e a edição e montagem de Joaci Santos. 

Elza foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a Voz Brasileira do Milênio. Além disso, ela aparece na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil. Curiosamente, como se fosse o ocaso de uma canção das tantas que interpretou ao longo da vida, repleta de talento, potência e sensibilidade, Elza faleceu no mesmo dia que seu grande amor, o craque Garrincha, morto em 20 de janeiro de 1983.

Desde o lançamento do disco “Se Acaso Você Chegasse”, seu primeiro LP, de 1960, ela foi imparável. Passeou por todos os gêneros musicais com desenvoltura, mas foi no samba que encontrou seu latifúndio. Também foi uma ferrenha defensora dos direitos humanos, das mulheres e combatente contra os racismo e todas as formas de preconceito. Além disso, nunca deixou de se enquadrar nas novidades do seu tempo, se aliando a novos compositores e produtores. Neste sábado, na Educativa (97.1 FM), você confere essa história regada com algumas das canções que construíram a carreira da "Mulher do Fim do Mundo".