Educativa indica: as boas do fim de semana 18/03/2022 - 15:20

Cristiano Castilho

 

RAP NO JARDIM

Dow Raiz. Crédito: Luciano Meireles

 

Arnica Cultural está de volta. Depois de um pequeno inverno, e de ajustes para adequar suas propostas musicais aos decibéis que a vizinhança do Bigorrilho suporta, Dow Raiz e Rincon Sapiência participam da Arnica Sessions nesta sexta-feira (18). O show é uma brisa diferente: no estúdio, os músicos e rappers. No jardim do espaço cultural, o público com seus fones de ouvido, absorvendo cada nota e letra diretamente da mesa de som. Dow Raiz apresenta o seu mais recente show, chamado “Antibióticos de Rua”. E Rincon Sapiência, parceiro de Emicida, Mano Brown e Rael, desfia suas rimas. Promete. Passe álcool em gel nos fones.

 

 

Arnica Sessions
Dow Raiz e Rincon Sapiência
Sexta-feira (18), às 20h
Arnica Cultural – Rua Otelo Queirolo, 237 – Bigorrilho
Ingressos aqui

 

NO PAÇO COM THIAGO

Thiago Ramil. Foto: Georgia Macedo

 

Como muitos artistas durante a pandemia, Thiago Ramil viu que o limite pode ser também potência. O gaúcho, sobrinho dos irmãos Kleiton e Kledir e de Vitor Ramil, indicado ao Grammy com seu álbum de estreia, de 2015, lançou no ano passado um apanhado de EPs, na companhia de diversos artistas, que dialogam com as estações do ano. O projeto desaguou num disco de nome tão longo quanto poético: “O Sol Marca o Andar do Tempo e a Imensidão do Universo Todo Dia”. E são músicas deste disco, e outras cositas más, que Thiago Ramil apresenta em versões intimistas em show nesta sexta-feira (18).

 

 

Thiago Ramil
Sesc Paço da Liberdade
Sexta-feira (18), às 20h
Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 189
Ingressos aqui


TININDO TRISKANDO

João Triska. Foto: Sergio Silvestri

Conhecido por cantar os pinheirais e as coisas paranistas, o músico e compositor João Triska agora está de olho na praia. Neste sábado (19), Triska faz show de lançamento de seu novo trabalho, no Paço da Liberdade. "Tudo se Transforma" é o nome do seu mais novo álbum, que terá 10 canções. O primeiro single se chama "Na Onda do Mar" e tocou em primeira mão aqui na Educativa FM.

João Triska
Sesc Paço da Liberdade | Sábado (19), às 17h30
Paço da Liberdade – Praça Generoso Marques, 189
Ingressos à venda na bilheteria do Paço da Liberdade

 

 

 

RUBIA DIVINO

Rubia Divino

Rubia Divino é uma joia. A cantora e compositora da cena independente de Curitiba/Maringá explora em sua música elementos do afrobeat, samba, música contemporânea e maracatu, criando um mosaico cheio de texturas. Nas composições, abarca um universo diaspórico e feminino em potência, tendo o fazer e ser como ponto principal. Teve sua veia musical nutrida por influência do pai e da avó, que a apresentaram ao jazz, ao samba e à música instrumental. Mulher, negra e periférica, une em seu trabalho música e resistência, com forte discurso contra a desigualdade social e o racismo. Uma das vozes mais interessantes da música brasileira. É mais uma edição da Música Preta Brasileira, neste sábado (19), na Caiçara.

Rubia Divino – Música Preta Brasileira
Sexta-feira (18), às 19h30
A Caiçara – Rua Dr. Claudino dos Santos, 90, Largo da Ordem

 

 

A FLORESTA VAI AO MUSEU

Uýra. Foto: Ricardo Oliveira

Neste fim de semana, o Museu Paranaense (MUPA) recebe uma convidada especial para duas ações no programa “Simbioses: arte, ecológicas e políticas na paisagem cidade floresta", com Uyra e Keila Sankofa. Uýra, artista indígena contemporânea, bióloga e educadora, define-se como “a árvore que anda” e vai trazer ao público reflexões e provocações que permeiam três frentes: floresta, ecologia e arte contemporânea. Keila Sankofa é artista visual e cineasta maranhense. A atividade é gratuita e para participar não é necessário inscrever-se previamente. A liberação dos lugares será a partir de 4 e meia da tarde de sábado, por ordem de chegada. No domingo, os eventos começam às 11 da manhã.

Uýra e Keila Sankofa
Museu Paranaense – Rua Kellers, 289, São Francisco
Sábado (19) às 17h; e domingo (20), às 11h
Gratuito

 

CINEMA EM CASA

Cena de "O Evangelho Segundo Mateus".

Cineasta, poeta e escritor, o italiano Pier Paolo Pasolini, assassinado em 1975, estaria completando cem anos de idade neste mês de março. Em sua homenagem, a plataforma Mubi acrescentou três títulos do diretor ao seu catálogo. "Accatone - Desajuste Social", o longa de estreia de Pasolini, está disponível desde o dia 5, e "Édipo Rei" chega no dia 29. Mas o grande destaque é “Evangelho Segundo São Mateus”, (1964) versão da vida de Jesus Cristo, sóbria e realista, que arrancou elogios até do Vaticano. Imperdível.

“O Evangelho Segundo São Mateus”, de Pier Paolo Pasolini
MUBI

 

 

 

 

DESCOMPANHIA

Foto: Cayo Vieira

Neste sábado (19), o espetáculo de dança “Fecundo”, com a curitibana desCompanhia de Dança, é a boa pedida do Teatro do Sesc da Esquina. “Fecundo” é sobre resistência. Vidas que brotam e abrem caminhos entre as mais ínfimas fissuras. No palco, estarão os quatro bailarinos do grupo – Cintia Napoli, Juliana Adur, Peter Adubi e Yiuki Doi. Destaque para Edith Camargo (consultoria e tratamento de som), ex-vocalista da banda Wandula.

“Fecundo”
Sábado (19), às 19h30
Teatro do Sesc da Esquina – Rua Visconde do Rio Branco, 969
Ingressos aqui

 

 

 

CHORA, BAIÃO

André Ribas. Foto: Divulgação

Depois de uma apresentar o álbum “Acordeon Instrumental” em show no Guairinha, o acordeonista (mas pode chamar de gaiteiro) André Ribas mostra a sua mescla de estilos em show nesta sexta-feira. Seu disco dialoga numa boa com o jazz, choro, o baião e o maxixe. E André estará, novamente acompanhado de diversos camisas 10: Vinicius Araújo (guitarra), Rodrigo Henrique (piano), Glauco Solter (contrabaixo) e Vina Lacerda (percuteria).

André Ribas
Sexta-feira (18), às 20h
Museu Oscar Niemeyer - Auditório Poty Lazzarotto – Rua Mal. Hermes, 999
Ingressos gratuitos, por ordem de chegada


 

 

HAJA POTÁSSIO

Bananeira Brass Band. Foto: Gus Benke

Segura esse line: Bananeira Brass Band, Baile Brasa, Tangerim e Dé Gomide. A festa Pôr do Sol no Czar sacode o sábado dos curitibanos. O destaque é a Bananeira Brass Band, timaço de instrumentistas que abrasileiraram e democratizaram o som das jazz bands. E tem clipe novo dos caras, inclusive. “Furiosa” ganhou um vídeo debochado e irresistível.

Bananeira Brass Band, Baile Brasa, Tangerim e Dé Gomide
Sábado (19), às 18h
Czar – Rua Frederico Cantarelli, 68, Bigorrilho
Ingressos aqui