Em 11 dias de programação, 41ª Oficina de Música homenageia 80 anos de Paulo Leminski 12/01/2024 - 09:40

A 41ª edição da Oficina de Música, de 25 de janeiro a 4 de fevereiro, abre o calendário cultural de Curitiba com uma homenagem aos 80 anos de Paulo Leminski. Os versos do poeta e compositor, um dos maiores ícones da literatura paranaense, permeiam uma programação diversificada, que abrange diversos estilos musicais e agrada a diferentes gerações.

Promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, com realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), a 41ª Oficina terá 11 dias de cursos e aproximadamente 200 atrações entre shows, concertos, sessões de cinema, circuito off em bares e outras atividades. O palco principal será o Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), que terá grandes espetáculos todas as noites do festival.

Além do Teatro Guaíra, os concertos ocuparão diversos espaços culturais com entrada gratuita. Os ingressos estarão à venda em breve e a programação pode ser consultada no Guia Curitiba e no site da Oficina de Música.

Fernanda Takai, Zélia Duncan, Edgard Scandurra do grupo Ira!, Maria Alcina, banda Jovem Dionísio e Criolo, além de concertos inspirados na obra de Paulo Leminski estão na programação de um dos maiores festivais do país na área de formação e difusão da música erudita e popular brasileira.

Obra inédita com poemas de Leminski

O concerto de abertura tem como um dos destaques a apresentação da obra inédita Cantata Poética para Orquestra, Coro e Solistas, com poemas de Leminski. A composição foi encomendada ao músico e produtor Tim Rescala especialmente para a homenagem ao poeta curitibano e será executada pelo coro e orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba.

A abertura também apresenta dois jovens talentos da música erudita. O violonista Fabrício Mattos e a violoncelista Marina Martins são da nova geração de músicos brasileiros e já brilham em palcos internacionais.

Fabrício é curitibano e vive na Inglaterra, onde obteve o grau de doutor em performance musical pela Royal Academy of Music, de Londres. Marina desenvolveu seus estudos musicais nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Suíça, sendo considerada uma das mais proeminentes musicistas brasileiras da atualidade.

Grandes nomes da MPB
A poesia e a obra musical de Leminski voltam a ecoar no show da Orquestra À Base de Sopro com a cantora Zélia Duncan e as participações de Estrela Leminski e Téo Ruiz (27/1). Neste show serão apresentadas as parcerias do poeta com Zé Miguel Wisnik, Itamar Assumpção, Zeca Baleiro, Moraes Moreira, Guilherme Arantes e Ivo Rodrigues.

Outra parceira musical de Leminski, a cantora Fortuna (28/1) mostrará um repertório ao qual tem se dedicado ao longo de sua carreira, de pesquisas com músicas da Síria e Israel, de compositores brasileiros, como Caetano Veloso e Paulo Tatit, e de músicas feitas em coautoria com Leminski. O show contará com a participação das crianças do projeto MusicaR.

Diferentes gerações

As noites de shows no Guairão terão ainda a Orquestra À Base de Corda com a cantora e compositora Fernanda Takai (26/1) apresentando Sons Nikkei, um projeto idealizado pelo regente da orquestra, João Egashira, de aproximação das culturas musicais de Brasil e Japão. No repertório também estarão os grandes sucessos da cantora: Ritmo de Chuva, Não Esqueça e Menino Bonito.

Maria Alcina com a Banda Lyra Curitibana (30/1) é outra novidade, especialmente para o público que acompanhou a trajetória dessa artista carismática e de performance contagiante. No repertório, seus maiores sucessos: Kid Cavaquinho, Alô Alô e Fio Maravilha. O rock brasileiro também terá vez na 41º Oficina. A banda curitibana Relespública está completando 35 anos de estrada e convida o guitarrista Edgard Scandurra, da banda IRA!, para executar músicas que marcaram a história do grupo (29/1).

No rol da nova geração, a programação da Oficina abre espaço para a badalada Jovem Dionísio (31/1), banda curitibana que estourou nas paradas com a música Acorda Pedrinho, e que retorna à cidade depois de uma turnê pela Europa.

Samba de Criolo

As trilhas sonoras são temas de dois concertos: o da Orquestra Sinfônica da 41ª Oficina (28/1), que apresentará trilhas de produções brasileiras, inclusive com a projeção dos filmes; e o da Classe de Banda Sinfônica (2/2), que executará trilhas de desenhos animados.

A grande atração reservada para o final da programação é o cantor e compositor Criolo, convidado para se apresentar com as orquestras de MPB formadas por alunos da 41ª Oficina. Os clássicos do samba estarão no repertório do show (3/2). Fechando a programação da Oficina a orquestra sinfônica e o coro de alunos voltam a homenagear Leminski e também os compositores paranaenses Henrique de Curitiba (90 anos de nascimento) e Padre Penalva (100 anos de nascimento).

Muitos outros concertos e shows acontecem na Capela Santa Maria, no Teatro do Paiol, no Memorial Paranista e em outros espaços culturais, num total de 16 palcos espalhados pela cidade para celebrar a música neste início de ano. Enquanto o público prestigia a variada programação da 41ª Oficina, estudantes de música de todo o país e de outros países fazem cursos de instrumentos, voz e práticas de conjunto, na sede PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica), campus Prado Velho.