Em versão ampliada, biografia de Paulo Leminski será relançada com bate-papo no Sesc da Esquina 31/05/2023 - 13:47

Para celebrar a vida e a obra do poeta paranaense Paulo Leminski, o Sesc Paraná promove, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba, no dia 6 de junho, a partir das 14h, um bate-papo entre o biógrafo do poeta, o jornalista e escritor, Antonio Carlos Martins Vaz, e o escritor Ernani Buchmann. 

Os dois escritores e amigos de Leminski vão conversar e apresentar ao público a poética, as influências e as diversas linguagens que ele dominava. Leminski era um intelectual múltiplo. Foi escritor, poeta, músico, compositor, crítico literário, jornalista, publicitário, professor e tradutor e, mesmo após sua morte, há 34 anos, tem sido constantemente revisitado. O evento também marca o relançamento da biografia "O Bandido que Sabia Latim - A Biografia de Paulo Leminski", de Toninho Vaz, editada pela Tordesilhas. O livro originalmente foi lançado em 2001, e a nova edição ganhou um capítulo inédito, além de fotos, rascunhos e textos inacabados.

Os ingressos são gratuitos, limitados e devem ser retirados na Central de Relacionamento do Sesc da Esquina.

Toninho Vaz
Antonio Carlos Martins Vaz (Toninho Vaz) nasceu em 2 de outubro de 1947, em Curitiba. É jornalista, roteirista de televisão, escritor e biógrafo. Seus primeiros textos foram publicados no Diário do Paraná, em 1969. Foi editor e colaborador de diversos jornais alternativos e revistas nos anos 1970 e 1980, entre eles, Fatos & Fatos, Manchete, Pasquim, Nicolau, Raposa, Polo Cultural e Anexo. Toninho foi repórter da revista IstoÉ e do Jornal do Brasil, editor de texto do Jornal Nacional, do Fantástico e do Globo Esporte, além de trabalhar na rede americana CNN. É autor das biografias de Paulo Leminski, Darcy Ribeiro, Torquato Neto, Santa Edwiges, Luiz Severiano Ribeiro, Zé Rodrix, e Luiz Melodia. Também escreveu Solar da Fossa.

Ernani Buchmann
Ernani Buchmann é escritor,  jornalista e advogado, ocupa a Cadeira nº 2 da Academia Paranaense de Letras, autor de mais de 20  livros em diversos gêneros, incluindo romances, contos, pesquisas históricas, roteiros de cinema e discursos. Publicou os livros Cidades e Chuteiras, O Livro do Truco, Heróis da Liberdade, Quando o Futebol Andava de Trem, Onde me Doem os Ossos, O Ponta Perna de Pau, A Camisa de Ouro, O Caçador de Moscas, O Bogart Curitibano, O Homem com Dois Lados Esquerdos, Copa 42 - O Símbolo Mundial Nazi-fascista, Tiranos – Ditadores Latino-americanos na Literatura, Imperadores de Opereta, Da Poeira & Lama à Nuvem - Uma viagem pela advocacia do interior do Paraná, Livro de bobagens em que são contadas as incríveis e jamais desmentidas façanhas de um campeão em incontáveis modalidades esportivas, religiosas, sexuais, jurídicas e nas frentes de batalha, narradas pelo notório usurpador e mentiroso contumaz, além de dois roteiros para cinema: Sumiços Delirantes e Sobre Touros e Homens, entre outros.

SERVIÇO
Conversa sobre Leminski, com Toninho Vaz e Ernani Buchmann
Data: 6 de junho de 2023
Horário: 14h
Local: Teatro Sesc da Esquina - Rua Visconde do Rio Branco, 969 - Centro
Ingressos gratuitos e limitados