Escolas públicas do Litoral do Paraná recebem Mostra de Artes CRIA 18/10/2023 - 09:45

Educação e cultura estarão juntas em escolas municipais de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Isso porque estudantes de instituições de ensino poderão acompanhar apresentações gratuitas de teatro e música instrumental na 2ª edição da CRIA - Mostra de Artes, que começa nesta quinta-feira (19) e segue até 27 de outubro. O projeto é realizado pela ViraVolta Cultural, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, e conta com a coordenação geral de Ligia Ferreira e produção executiva de Flávio Araújo.

A expectativa dos organizadores é que as apresentações impactem cerca de 900 espectadores nas escolas atendidas, entre professoras, estudantes e funcionárias.

O projeto nasceu a partir do desejo dos idealizadores de levar para dentro das escolas públicas produtos culturais de qualidade e que permitam à comunidade escolar o acesso a produções artísticas diferenciadas, conforme explica o produtor Flávio Araújo. “Acreditamos que proporcionar para as crianças o contato com diferentes expressões artísticas, de grupos profissionais de diversas regiões do Brasil contribui positivamente para uma vivência cultural rica e plena. É uma troca orgânica, bonita e que valoriza os encontros. Apostamos nesse trânsito em prol do amadurecimento do senso crítico individual para quem vem e para quem vai”, diz.

Houve uma primeira etapa do projeto em junho de 2023, no município de Paranaguá, quando 1,1 mil pessoas foram beneficiadas. Agora, no mês de outubro, cinco instituições de ensino serão atendidas: Escola Gabriel de Lara, Escola Professora Berta Rodrigues, Escola Nydia Moreira, Escola Castelo Branco e APAE. Na ocasião, a comunidade escolar terá a oportunidade de acompanhar as atrações dentro das instituições de ensino.

Critérios para escolha

Conforme conta a coordenadora, o objetivo na escolha destes locais foi abranger diferentes comunidades, sempre em acordo com a Secretaria Municipal de Educação de Paranaguá. "Buscamos atender diversos bairros do município, descentralizando as ações culturais que costumam ocorrer nos centros das cidades. Dessa forma, colaboramos com a democratização do acesso à cultura", afirma.

Para a realização do projeto, foram selecionados três grupos culturais: um de Santo Antônio do Pinhal (SP), outro de Olinda (PE) e um de Brasília (DF). Para a escolha destes grupos, foi feita uma pesquisa pela produção, em busca de artistas ou companhias que tivessem trabalhos que valorizassem a cultura brasileira e que se adaptassem facilmente aos espaços escolares.

• Lampejo Trio (Santo Antônio do Pinhal/SP)

Sobre o grupo: é formado por Alan Silva, no violão 7 Cordas, Everton Campos, na flauta transversal e Ricardo Perez, no pandeiro.

Dia 19 de outubro, às 09h e às 14h, na Escola Gabriel de Lara
Dia 20 de outubro, às 10h e às 14h, na Escola Profa. Berta Rodrigues

Repertório:
Um Chorinho no Kalevala - Alan Silva
Um Chorinho pra Bartira - Alan Silva
Vamo que Vamo - Alan Silva
Dibuiado - Everton Campos
Fácil não é - Everton Campos
Polvorosa - Everton Campos
Frevo pra São Sebastião - Alan Silva
Forró Buzelli - Alan Silva
Amizade - Everton Campos

Atração: Show Trinca Ferro
Sinopse: Mergulhando nas raízes do choro com suas interpretações e improvisações, o Lampejo Trio transporta a plateia para uma atmosfera de nostalgia e alegria, celebrando a tradição e a inovação do gênero em uma experiência musical única.

Violão 7 Cordas: Alan Silva
Flauta Transversal: Everton Campos
Pandeiro: Ricardo Perez.
Produção: ASV Produções

• Mamulengo Água de Cacimba (Olinda/Pernambuco)

Sobre o grupo: nasceu do acervo de bonecos deixado como herança pelo mestre mamulengueiro Afonso Miguel Aguiar (1957/2019) a uma de suas filhas, Mariana Acioli. Desde 2019, o grupo vem apresentando sua primeira brincadeira, "A Flor do Mamulengo", em praças, escolas, projetos sociais e festivais em Pernambuco e no Brasil.

Dia 26 de outubro, às 10h, na Escola Nydia Moreira - Acessível em Libras
Dia 27 de outubro, às 10h, na APAE

Atração: A Flor do Mamulengo
Sinopse: encena o cotidiano familiar do vaqueiro Benedito, da agricultora Joaninha e de Dona Prazeres, parteira que vem ajudar o filho do casal a nascer. A brincadeira também traz o boi e a cobra, além dos personagens “Janeiro vai-Janeiro vem”, “Palhaço da Vitória” e “Quitérias”, bonecos e bonecas tradicionais do mamulengo pernambucano.

Ficha Técnica:
Elenco: Mariana Acioli e Allan de Freitas
Música: Allan de Freitas
Direção: Mariana Acioli
Figurino: Mariana Acioli
Cenografia: Mariana Acioli e Allan de Freitas
Produção: Allan de Freitas

• Mamulengo Presepada (Brasília/DF)

Sobre o grupo: criado por Chico Simões nos anos 80, tem como foco o trabalho com o Teatro Popular de Bonecos do Nordeste (Mamulengo, Babau, João Redondo, Calunga, Cassimiro Coco, dentre outros). São mais de 30 anos de estrada e de luta, mais de 2.500 apresentações e 25 países visitados.

Dia 26 de outubro, às 14h, na Escola Castelo Branco
Dia 27 de outubro, às 14h, na APAE

Atração: O romance do Vaqueiro Benedito
Sinopse: Benedito, Margarida e o Boi Estrela fogem da fazenda do Capitão João Redondo. Ela está grávida e eles chegam à cidade grande, e buscam estabelecimento entre a comunidade que forma a plateia. O menino nasce entre lutas e celebrações, o sanfoneiro afunfa o fole, e o melhor forró é dançado por bailarinos especialmente convidados, acabando tudo como convém a uma boa brincadeira de mamulengo.

Brincante: Chico Simões
Musicista: Anna Göbel