Escritora curitibana Giovana Madalosso vence prêmio de literatura em Portugal 27/07/2023 - 16:43

A escritora curitibana Giovana Madalosso e o escritor Rui Couceiro ganharam, em Portugal, o Prêmio Literário Manuel de Boaventura. Ambas as obras foram escolhidas entre 220 romances e contos em língua portuguesa.

A escritora foi agraciada pelo livro “Tudo pode ser roubado” (2018). A obra narra a história de uma garçonete que, nas horas vagas, aproveita encontros fortuitos nas casas de homens e mulheres aleatórios para roubar roupas de grife e objetos de valor. Até que um desconhecido a aborda no restaurante em que trabalha e lhe oferece uma bolada para roubar um livro. Não um livro qualquer: a primeira edição de O Guarani, de 1857. 

"Tudo pode ser roubado" é o segundo livro de Giovana Madalosso publicado em Portugal pela editora Tinta da China. O primeiro, "Suite Tóquio”, foi lançado no Brasil em 2020.

O escritor português, por sua vez, ganhou o prêmio pela obra “Baiôa sem data para morrer” (2023). A escolha da obra, segundo o júri, justifica-se por ser um “exemplar no confronto de gerações e de espaços – Lisboa e Alentejo – por via de uma escrita intensa e muito criativa que percorre as andanças e os mistérios da morte e a preservação da arquitetura nos relacionamentos interpessoais”.

A data de entrega do prêmio ainda será anunciada.