Escultura de Enedina Alves será vista pela primeira vez por familiares 08/12/2023 - 10:31

A escultura em bronze da primeira engenheira negra do Brasil, Enedina Alves Marques, está em processo de finalização e vai ser vista pela primeira vez pela sobrinha dela, Lizete Marques, de 85 anos. A apresentação vai ser feita no ateliê de escultura do Memorial Paranista. A previsão é de que a obra seja concluída em uma semana, que é quando tem início a programação em homenagem à Enedina da Prefeitura Municipal de Curitiba. A escultura de Enedina Alves Marques é uma criação do escultor Rafael Sartori e foi desenvolvida no Ateliê de Escultura do Memorial Paranista. Foram quatro meses de produção.

A escultura de Enedina será instalada em um banco na Rua XV de Novembro, próximo ao Campus Garcez, do Centro Universitário Internacional Uninter, uma das apoiadoras da iniciativa. O local é um dos pontos de maior circulação de moradores de Curitiba e turistas. Ela estará sentada com um livro nas mãos.

Enedina Alves Marques é uma pioneira que marcou seu nome na história, por meio da busca pela educação, para atingir os seus objetivos. Teve uma origem muito humilde, filha de um lavrador e uma empregada doméstica. Com 32 anos conseguiu se formar em engenharia. Entre as suas obras de destaque estão o desenvolvimento do Plano Hidrelétrico do Paraná, com ênfase para o projeto da Usina Capivari-Cachoeira, o Colégio Estadual do Paraná e a Casa do Estudante Universitário de Curitiba.