Espetáculo 5 Danças reúne as mestras do movimento em Curitiba 06/06/2022 - 11:30

No dia 17 de junho, no Teatro Zé Maria, estreia o espetáculo 5 DANÇAS - trabalho formado por 5 peças solo autônomas para serem vistas sucessivamente. As danças são apresentadas até dia 3 de julho, sextas e sábados, às 19h e domingos, às 17h. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados 1h antes na bilheteria do teatro.

5 DANÇAS é formada por 5 peças solo apresentadas em sequência, entre intervalos. Com duração aproximada de 2 horas e meia, é um convite para que o público mergulhe na história da dança de cinco dançarinas – nascidas entre 1960 e 1969 - com atuação profissional ininterrupta de 40 anos. As 5 peças, co-peças, circunscritas no mesmo espaço apresentam uma variedade, a partir da diferença, de modos de viver a dança na cena. Entram no jogo de montagem e exibição das peças assuntos como habilidade, expressão, pedagogia, intimidade e auto-dança.

Cintia Napoli, Cinthia Kunifas, Rosemeri Rocha, Marila Velloso e Mônica Infante entram na cena como documentos vivos de suas trajetórias de corpo. Juntas, estas mulheres constroem a história da dança em Curitiba e no Brasil, abrindo espaços para que as gerações de artistas subsequentes possam agir. Atentas aos sinais, ao atual e às sincronicidades, desenvolvem planos coreográficos de 15 a 35 minutos. 5 DANÇAS é sobre a ação de acender, iluminar e brilhar. Peças que produzem o não esquecimento e proliferam histórias em corpos vivos diante de corpos vivos. As danças são microcorrentes articuladas. O contexto é o alimento das peças. A partir da vivência no corpo de diversas energias vitais e suas circulações e dinamismos, compartilha publicamente questões atuais sobre a duração de uma vida pública como artistas da dança, expondo aspectos pedagógicos, poéticos e políticos. Um bailado de materialidades.

É preciso começar pelo amor
Com uma construção direta, as cinco peças convidam o público a fazer uma viagem imersiva em diferentes modos de viver a dança na cena. São peças femininas construídas por corpos arquivos que geram danças híbridas. Fernando de Proença, idealizador, diretor e dramaturgo das peças solo, articula possibilidades de convidar as dançarinas e o público a viverem conjuntamente uma experiência de compartilhamento historiográfico das vidas destas mulheres da dança a partir de perguntas correspondentes aos contextos, vias e pensamentos.

Além das apresentações das peças solo, que devem ser fruídas em conjunto – o público retira os cinco ingressos de uma vez na bilheteria do teatro para uma sessão sequenciada de apresentações – o projeto também oferece para a cidade ações de compartilhamento de questões relacionadas à criação das peças como uma "conversa sem fim" realizada pela artista e teórica Eleonora Fabião com as dançarinas e o diretor e um debate performativo realizado pelos teóricos Flávio Desgranges e Giuliana Simões - a fim de ampliar os processos de mediação e recepção do público com as montagens. Durante o ano, o projeto também ofereceu 10 oficinas com as dançarinas.

SERVIÇO
5 DANÇAS
de 17 de junho a 3 de julho de 2022
Sextas e sábados, 19h
Domingos, 17h
Teatro Zé Maria - Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco
Entrada franca: retire seu ingresso 1h antes na bilheteria do teatro
Classificação Indicativa - 18 anos