Espetáculo "Sinal de Vida" estreia em fevereiro no Teatro Novelas Curitibanas 19/01/2024 - 11:39

Curitiba se prepara para receber o espetáculo: "Sinal de Vida". Nascido dos jogos de performance realizados online durante a pandemia, essa obra teatral estreia no Teatro Novelas Curitibanas em 15 de fevereiro, oferecendo um mergulho profundo na essência da arte e da conexão humana. Entre 15 de fevereiro e 17 de março, o público terá a oportunidade de testemunhar a narrativa única da companhia Café Preto. "Sinal de Vida” traz a pergunta: "O que te traz vitalidade?" que desencadeia uma trama repleta de significado, explorando a importância da arte, da conexão humana e da busca por propósito.

Caio Monczak, Guilherme Mendes Muniz, Janaína Fukuxima e Janaína Micheluzzi compõem o elenco do espetáculo, uma experiência que promete tocar os corações do público curitibano.

O projeto "Sinal de Vida" vai além das cortinas do teatro e pensou em ações de contrapartida social. Oficinas de performance e improvisação, ministradas por Anne Celi e Juliana Liconti, estarão disponíveis para toda a comunidade e instituições sociais, em que os atores também irão participar para explorar cada vez mais novas possibilidades para criação da peça. Ambas as oficinas fazem parte da residência artística da Cia Café Preto chamada "¿Cómo construir un hogar?", que é parte integrante do processo de criação dos espetáculos que virão a seguir. O período de inscrição é de 15 a 24 de janeiro. E podem ser realizadas por meio de um formulário e são gratuitas.

A oficina de improviso, ministrada por Anne Celi, é uma introdução aos princípios básicos da improvisação. Trabalha com ferramentas que despertam a criatividade e a espontaneidade. É um espaço onde o erro é bem-vindo e transformado em uma possibilidade de criação. O objetivo desta oficina é revelar as potências criativas através dos conceitos dos jogos de improviso: a prontidão, a escuta, o erro como algo positivo e o trabalho em equipe. Já a oficina de “Performance e jogo: o íntimo na construção de comunidade”, ministrada por Juliana Liconti, é um convite a pessoas interessadas na criação e prática performática, sem necessidade de experiência prévia.

Jogos que convidam ao compartilhamento de memórias e histórias de vida serão disparadores dos exercícios criativos, possibilitando a instauração de espaços de escuta e intimidade entre participantes.

Sobre o Projeto "Sinal de Vida"
Esta iniciativa apaixonante da Companhia Café Preto nasceu em meio à pandemia, quando já dedicada ao jogo de performances, expandiu suas fronteiras para os jogos online com o público. A partir dessa rica experiência, surgiu a ideia de criar um espetáculo que abordasse a importância vital da arte, da conexão humana e da busca incessante por significado na vida.

O "Sinal de Vida" não é apenas um espetáculo teatral; é um convite para mergulhar na essência da expressão humana. Este projeto visa não apenas enriquecer a cultura e a arte, mas também nutrir novos talentos e ampliar a apreciação do público pela arte teatral.

Espetáculo Sinal de Vida
Datas: 15 de fevereiro a 17 de março
Horário: De quinta a sábado às 19h30, e nos domingos às 18h
Local: Teatro Novelas Curitibanas
Ingressos: Gratuito. Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do espetáculo.

Oficina de Improviso e Jogos Teatrais
Ministrante: Anne Celli
Datas: 22 e 23 de janeiro
Local: Casa Hoffmann