Espetáculo de dança aborda importância da sustentabilidade e do consumo consciente 23/03/2022 - 15:20

O espetáculo (In)Sustentável, concebido pela Companhia MalbArt, está em circulação pelo interior do Paraná durante os meses de março, abril e maio. A peça de dança contemporânea, que já passou por Castro e União da Vitória, agora segue para Quedas do Iguaçu, no próximo dia 25 (sexta). A apresentação, assim como a participação nas oficinas, é gratuita. As próximas paradas são Marialva, Ibiporã, Jacarezinho e Palotina.

O projeto oferece acessibilidade por meio de audiodescrição do espetáculo. Após a apresentação, acontece um bate-papo com o público com tradução em libras.

(In)Sustentável aborda perspectivas sobre o meio ambiente e o consumo excessivo de recursos naturais.  O bailarino Patrich Lorenzetti destaca que se trata de um tema pertinente e necessário, que precisa ser cada vez mais difundido. “A criação se deu a partir do incômodo que temos diante do descaso do poder público com a educação e incentivo da população em se responsabilizar por sua produção de lixo. O consumo excessivo e o descarte incorreto são coisas que precisam ser repensadas”, conta.

A peça foi pensada com a intenção de abordar novos caminhos que buscam conscientizar o público para um olhar mais profundo sobre o seu propósito na vida. Através da dança contemporânea, são apresentados movimentos que contextualizam – por meio das respirações e ações viscerais – a luta dos animais que nascem em meio a uma nova realidade, cercados de lixo plástico que os deforma, intoxica e mata.

“Para a criação dos movimentos, partimos da nossa necessidade primordial que é a de respirar. Nos imaginamos no lugar dos animais que sufocam com lixo, que se engasgam, que morrem por inanição, e criamos movimentos que partem da nossa necessidade de respirar um ar limpo e puro”, aponta Patrich.

O projeto irá oferecer duas oficinas em cada cidade visitada. Não é preciso inscrição prévia. A oficina para não-bailarinos visa propiciar ao público participante uma maior consciência corporal, instruindo práticas de respiração e de coordenação motora que podem ser inseridos no dia-a-dia, elevando assim a sua qualidade de vida. Duração: 2 horas, 30 vagas.

Já no workshop de dança contemporânea voltado para bailarinos, será compartilhado o processo usado na criação do espetáculo (In)Sustentável, direcionando-os na criação de movimentos que iniciam se da respiração, gerando sequências coreográficas. Duração: 2 horas, 30 vagas.

A Companhia MalbArt foi criada por Marcela Pinho e Patrich Lorenzetti em 2018 e surgiu a partir de necessidades artísticas e inquietações sentidas pelos artistas. Desta forma começou a aflorar o desejo de dar voz a problemáticas e situações do cotidiano humano em forma de movimento. Com isso, lançaram-se em suas ideias e começaram sua trajetória como coreógrafos, abordando através de um novo olhar, temas presentes ao dia-a-dia, buscando proporcionar novas perspectivas.