Exposição de Juarez Machado será destaque no MON 27/05/2022 - 15:04

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura na próxima quinta-feira, dia 02 de junho, a exposição “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos”, em homenagem a um dos mais importantes artistas brasileiros, reconhecido mundialmente. A exposição reúne 166 obras em diversos suportes: pintura, desenhos, fotos, escultura e instalação. Ela fica em cartaz até 18 de setembro e a curadoria é de Edson Busch Machado, irmão do artista. 

“Lúdica e poética como tudo o que Juarez Machado produz, a mostra percorre com interatividade diferentes décadas, estilos, localidades, materiais, técnicas, mídias e vertentes artísticas”, afirma a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, que completa: “Artista com obra no acervo, ele escreve agora o seu nome definitivamente na história do MON, num importante momento em que este completa 20 anos e se consolida entre os principais museus da América Latina”.

A coletânea abrange desde o início da carreira do pintor na capital paranaense até a sua fase internacional, com a mudança para Paris, em 1986, passando pelos períodos em que viveu no Rio de Janeiro, onde se destacou também como ilustrador, cenógrafo para televisão e teatro, figurinista, escultor e cartunista. 

Entre os destaques da exposição estão desenhos feitos por Juarez Machado bem no início da carreira, utilizando graxa para sapato na Rua XV de Novembro, quando o pintor sequer tinha recursos para comprar tintas. “Seu despertar como artista teve início em Joinville, mas foi em Curitiba que ele fundamentou esse trabalho antes de seguir pelo mundo”, diz Busch.

Bush fala também sobre as influências do irmão em outros artistas ao redor do mundo. Entre eles, o diretor de cinema francês Jean-Pierre Jeunet, que, segundo Bush, se inspirou no universo de cores do pintor para criar o visual do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001). Para tal, o diretor conheceu o artista no início dos anos 2000, comprou quadros e estudou seu estilo.

 

Oficinas e visita guiada

Estão previstas, durante o período da exposição, seis oficinas para escolas públicas de Curitiba. Também haverá duas visitas mediadas, realizadas pelo curador da exposição para o público visitante, com tradução em libras, conforme o cronograma a seguir: 

  • Oficinas com público espontâneo: dias 8 e 22 junho, das 15h às 17h
  • Oficinas com público agendado: dias 6 e 20 de julho: das 15h às 17h
  • Oficinas com escola pública: dias 10 e 24 de agosto, das 15h às 17h
  • Visitas mediadas ao público espontâneo com o curador, Edson Busch Machado: dia 24 de agosto, às 11h e às 15h

 

Sobre Juarez Machado

Natural de Joinville (SC), Machado, que completou 81 anos em 16 de março, mudou-se para Curitiba no início dos anos 1960, para estudar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Em 1986, foi morar em Paris, tendo também vivido em alguns períodos no Rio de Janeiro. Além dos quadros, atuou também em diversas outras áreas, tendo sido colaborador do semanário impresso “O Pasquim”, com charges e ilustrações, e da TV Globo, onde criou quadros humorísticos e musicais, a exemplo de vídeos de mímica que fizeram muito sucesso no programa “Fantástico” nos anos 1970. Machado também assinou mais de 200 capas de livros e discos, além de projetos de design e arquitetura ao lado de nomes como Sergio Rodrigues e Oscar Niemeyer. 

 

Serviço

Exposição “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos”

De 2 de junho a 18 de setembro de 2022

Sala 3

Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999), (41) 3350-4400. De terça a domingo, das 10h às 17h30 (permanência até 18h). R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Toda quarta-feira, entrada gratuita.

www.museuoscarniemeyer.org.br

 

Com informações do MON